segunda-feira, 8 de novembro de 2010

[Vídeo] Aplicação de técnicas publicadas no blog - 2


Tenho percebido a dificuldade de muitos usuários durante os primeiros passos no SIG SPRING. Ultimamente tenho dedicado boa parte do meu tempo livre criando tópicos com o objetivo de descomplicar o acesso às principais funções do programa. As dúvidas mais frequentes são: Retângulo Envolvente, Banco de Dados, importar e compor imagens no programa, importar arquivos shapefile, georreferenciamento, etc.


Esse vídeo é um resumo de alguns tutoriais que andei publicando no blog. Às vezes adoto algumas formas não-convencionais para atingir um objetivo, então não se surpreenda com algum caminho mais longo para finalizar uma tarefa. Aceito sugestões que venham otimizar o serviço.

As coordenadas do Retângulo Envolvente que foram geradas no QUANTUM GIS estão em Graus Decimais. Isso significa que você precisa inseri-las no campo PLANAS durante a criação do Projeto no SPRING. Quando as coordenadas estão em Graus Decimais, você não pode inseri-las no campo reservado para coordenadas em graus, minutos e segundos.

Após inserir as coordenadas em Graus Decimais no campo PLANAS e clicar no botão CRIAR, o SPRING automaticamente converte essas coordenadas para GRAUS, MINUTOS e SEGUNDOS. Após isso, basta clicar no botão ATIVAR para que o Projeto do SPRING seja criado.

Através desse vídeo, considero a questão sobre RE um caso encerrado. O último recurso que precisa ser abordado é o uso do cursor para definir limites do RE.

Um detalhe importante: O QGIS utiliza o PONTO (.) como separador das dízimas. No Excel ou BROffice Calc, substitua (CTRL+U no Excel ou CTRL+F no Calc) os pontos das colunas X e Y por VÍRGULA (,). O vídeo ensina como fazer isso. Utilizei o BrOffice Calc para organizar os dados, mas o Excel executa a mesma função com perfeição.

Visite novamente novamente os posts do SPRING caso você tenha deixado escapar algum detalhe importante.

Nos 11 minutos de vídeo dedicados ao SPRING, foram levantados os seguintes tópicos:
  • Criação um Banco de Dados no SPRING
  • Criação de um Projeto no SPRING
  • Inserção/Alteração de Projeções no Projeto no SPRING
  • Definição dos limites do Retângulo Envolvente com ajuda do Quantum GIS
  • Importação de arquivos shapefile para o SPRING
  • Mudança de simbologia de um Plano de Informação no SPRING
  • Abrir a Tabela de Atributos de um Plano de Informação.
    Para usuários SPRING x64 Windows/Linux, use o tutorial criado pela K2 Sistemas para criar o Banco de Dados no formato MySQL. Esse tutorial está disponível na Comunidade SPRING.

    Download dos Vídeos do Blog

    Deseja baixar esse vídeo? Clique no link abaixo:

    [Vídeo] Aplicação de técnicas publicadas no blog - 2 (51 MB)

      ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

    TOPO