terça-feira, 19 de outubro de 2010

ENVI: Composição RGB a partir de Bandas Separadas


ENVI: Composição Colorida RGB a partir de Bandas Separadas

Segue abaixo uma dúvida clássica sobre o ENVI no MundoGEO:


Bom Dia,

Tenho 3 arquivos .tiff, cada um referente a uma banda (RGB). Como faço para compor uma imagem colorida com esses 3 arquivos diferentes? Utilizo o ENVI e/ou SPRING. Att, Thais



Para facilitar o aprendizado, segue um vídeo que ensina como realizar uma composição colorida RGB no ENVI através de bandas separadas. O download pode ser realizado clicando nesse link (19MB):


As imagens utilizadas no vídeo pertencem ao satélite CBERS-2B. Para gerar uma composição colorida com as imagens CBERS, organize as bandas na ordem 3-4-2. No ENVI, é preciso colocar a banda 3 no canal R, a banda 4 no canal G e a banda 2 no canal B.

Durante o processo de composição RGB, as banda 1 e 5 do satélite CBERS não são utilizadas. Satélites costumam utilizar bandas obedecendo uma certa ordem. Seguem alguns exemplos:

LANDSAT-5 (Resolução Espacial: 30m): RGB 7-4-2 ou 5-4-3
QuickBird-2 (Resolução Espacial: 60cm): RGB 3-2-1
Worldview-2 4 bandas (Resolução Espacial: 50cm): RGB 3-2-1
RapidEye (Resolução Espacial: 5m): RGB 3-2-1
ASTER (Resolução Espacial: 15m): RGB 2-3-1

Talvez seja oportuno criar um tópico sobre Composição Colorida RGB no SPRING.

Quantum GIS 1.5: Exportar Shapefile para uma Nova Projeção


Exportar Shapefile para uma Nova Projeção

Tenho publicado diversos tutoriais no blog Processamento Digital e posso garantir que o Quantum GIS é um dos melhores aplicativos GIS da atualidade. Exportar um arquivo shapefile para uma nova projeção no QGIS é tão fácil quanto aprender a andar de bicicleta: informe a camada de origem, selecione o SRC da camada de saída e indique um local para armazenamento no disco rígido. São poucos passos para resolução de uma questão que já chegou a ser um grande desafio em versões anteriores do programa.

Para reproduzir essa funcionalidade, vou utilizar uma única feição do município de São Paulo cujo SRC original está projetado no Sistema de Coordenadas Geográficas, Datum WGS 1984. Os recursos do QGIS para mudança de projeção serão explorados através do conjunto de ferramentas fTools. A projeção da nova camada vai assumir o Sistema de Coordenadas Planas UTM, Datum WGS84, Fuso 23 do Hemisfério Sul.



Clique no link abaixo para baixar o tutorial:

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO