sexta-feira, 16 de abril de 2010

ArcMap Tutorial: Edição com a Ferramenta Streaming

Trabalhando com Feições no ArcMap

A função Streaming

Um dica útil para auxiliar nas tarefas de edição de feições no ArcMap.

Durante a edição de feições, utilizar a função Snapping combinada com a opção Streaming sobre objetos irregulares garante total precisão e habilidade durante o contorno de feições irregulares.

Importante: essa dica é utilizada para corrigir feições individuais. Feições complexas devem ser editadas através de regras topológicas - Editar limites municipais é um grande exemplo de edição através de topologia de mapa. Se você procura essa solução, assista esse tutorial sobre Topologia de Mapa no ArcMap.

Acesse o Modo de Edição de Feições (Editor > Start Editing) e selecione a tarefa (Task) Reshape Feature para modelar um polígono com o auxílio da ferramenta de desenho (Sketch Tool).

Habilite o ajuste (Snapping) para a feição de referência e estique o traço sobre os vértices dos objetos irregulares.

Clique com o botão direito do mouse para selecionar a função Streaming (F8). Com o cursor, delicadamente contorne a feição de referência e a área será remodelada. Finalize o traçado pressionando a tecla F2. Veja o vídeo abaixo:


Edição em Áreas Complexas

Em algumas áreas complexas, você não poderá utilizar a Tarefa de edição Reshape Feature. Veja um exemplo abaixo:

Para eliminar a área fora do local de interesse, utilize a Tarefa de edição Cut Polygon Features. Eu preparei um vídeo adicional que descreve detalhadamente esse recurso de edição do ArcMap:


Com o recorte do polígono, você pode utilizar a função Streaming para refinar as bordas. Veja o resultado final do processo:

Considerações finais

A maioria dos usuários do ArcGIS desconhecem o poder da edição de feições da ferramenta da ESRI. Ultimamente tenho publicado pouca coisa sobre o ArcGIS, mas é facil adquirir conteúdo para esse software na Blogosfera. O uso das ferramentas de edição avançada serão o próximo tema que irei publicar para avançar no conhecimento sobre o mais famoso aplicativo GIS da atualidade.

Clique aqui para fazer o download do vídeos deste tutorial:

- A função Streaming [56 MB]
- Recortar polígonos (Cut Polygon Features) [33 MB]

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO