quinta-feira, 8 de julho de 2010

Transformações entre geometrias no ArcGIS: Ferramentas ET Geo Wizards

Continuação da sequência de tutoriais sobre transformações entre geometrias no ArcMap.

Nos post anterior, conhecemos as funções do ArcToolBox para conversão entre pontos, linhas e polígonos. Hoje vamos avaliar as transformações oferecidas pelo conjunto de ferramentas ET Geo Wizards desenvolvidas para essa finalidade.

O programa ET Geo Wizards para ArcMap não é free, porém boa parte de suas funcionalidades está disponível para uso sem necessidade de registro. Para fazer o download, clique aqui. Para obter um tutorial de instalação do programa, acesse esse post. Existem pequenas limitações para o uso free da ferramenta ET Geo, mas nada que seja muito preocupante se o usuário deseja realizar pequenas tarefas.

Conversão de Polígono para Linha no ArcMap com ET Geo Wizards

Veja como é facil converter um polígono em linha no ArcMap com ET Geo Wizards:


Execute o programa e clique na linha Convert. Selecione a opção Polygon to Polyline:


Em seguida, indique a camada alvo da conversão e escolha um local de destino:


A janela abaixo indica que a conversão foi realizada com êxito:


Essa transformação foi moleza:


Diferente do ArcToolBox,  a ferramenta ET Geo Wizards permite converter uma camada de pontos em linha ou polígono. Durante a conversão, redobre o cuidado com as geometrias abertas. Esse pacote de ferramentas é muito bom, eu aprovo. O último candidato a ser entrevistado pelo blog  é o lendário XTools. Não perca!

Lançamento do gvSIG 1.10 Beta Windows e Linux


Lançamento da versão 1.10 do gvSIG beta. Versão estável em andamento.


As novas funcionalidades desta versão são:
  •    Rectificação versão 1.9
  •    Compatibilidade com Windows Vista e Windows 7
  •    Compilação de binários para JVM 1.6 (com compatiblilidade para JVM 1.5)
  •    Integração da extensão Sextante (última versão)
  •    Integração da extensão NavTable (última versão)
  •    Legenda de gráficos de tortas e barras

ArcGIS: Transformações entre geometrias

 Fiquei impressionado com a enxurrada de dúvidas sobre transformações entre geometrias de ponto, linha e polígono que tenho monitorado ultimamente na blogosfera e nas listas. Essas  conversões são tarefas  simples. A dica de hoje tem por objetivo erradicar todas as dúvidas das pessoas iniciantes no universo GIS.

Vamos entender o processo de conversão entre geometrias no ArcGIS através de três métodos: Ferramentas do ArcToolBox, Ferramenta XTools e Ferramentas ET Geo Wizards. O post de hoje vai abordar transformações entre geometrias no ArcToolBox. Mão à obra!

PD de olho nas pesquisas futuras do Google

Quero registrar esse post de olho nos resultados  das futuras pesquisas dos mecanismos de busca visando direcionar um pequeno número de 'geo-desesperados', rs. Assim:

ArcGIS: Converter ponto para linha
ArcGIS: converter ponto para polígono
ArcGIS: Converter linha para ponto
ArcGIS: Converter linha para polígono
ArcGIS: Converter polígono para ponto
ArcGIS: Converter polígono para linha
ArcGIS: Converter ponto para centróide
ArcGIS: Converter linha para centróide
ArcGIS: Converter polígono para centróide

TRANSFORMAÇÕES ATRAVÉS DO ARCTOOLBOX

Testado na versão 9.1 do ArcMap

Para ativar as caixas de ferramentas, clique nesse botão:


Para realizar as transformações citadas acima, clique nas opções

Data Management Tools - Features

Os procedimentos seguintes são muito simples:


Nota: Não encontrei a ferramenta que realiza a conversão de ponto para linha/polígono nas opções do ArcToolBox (ArcMap 9.1). Use as ferramentas Xtools ou ET Geo Wizards para transformar pontos em linhas/polígonos caso você tenha o mesmo problema.

Convertendo Polígono para Linha




O processo é simples e as imagens falam por si. As outras tarefas são idênticas.

Snapping para iniciantes: problemas durante as conversões

Verifique as intersecções entre as linhas. Uma única abertura entre as linhas é suficiente para comprometer todo o processo de conversão.

Para converter em polígono linhas complexas como esta:


É preciso realizar o ligamento através da função Snapping.


Entre no Modo de Edição (1) e selecione o menu Editor - Snapping (2). Na janela Snapping, marque as opções que correspondem à camada de linhas (3). Com a ferramenta Zoom (4), aproxime-se de uma das extremidades do traçado e use a Ferramenta de Seleção (5) para selecionar uma parte do segmento. Finalmente faça a marcação do ponto na linha selecionada através da Ferramenta de Desenho (6),

Ao posicionar o cursor com a ferramenta de desenho sobre uma ponta da linha selecionada, repare que uma 'força' tenta agarrar-se ao vértice. Clique para marcar o primeiro ponto. Estique o traçado e posicione o cursor do mouse até a outra extremidade não selecionada da linha.  O ajuste inteligente vai tentar ligar os vértices. Isso é a função Snapping:


Para aumentar a força de adesão na função Snapping, clique no menu Editor - Options e aumente a tolerância do Snapping (Snapping Tolerance) para 30 pixels. Para finalizar o desenho, pressione F2:


Repita a operação em todas as extremidades. Saia do Modo de Edição clicando no menu Editor - Save Edits seguido da opção Editor - Stop Editing. Com todas as linhas fechadas, a feição será  convertida para polígono perfeitamente:

Alguns ligamentos podem ser realizados facilmente através da ferramenta Extend. Falei sobre isso no post sobre edição avançada de feições. no ArcMap Nos próximos tutoriais vamos realizar essas transformações entre geometrias através dos conjuntos de ferramentas Xtools e ET Geo Wizards. Até lá!

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO