domingo, 16 de maio de 2010

Exportando Shapefile para KML no MapWindow


Que tal um post sobre o MapWindow? O blog possui pouco material sobre esse SIG, não é verdade?

Para exportar um arquivo Shapefile para KML, utilize o plugin Shape2Earth. Apesar do MapWindow GIS ser Open source, essa ferramenta é Shareware: você pode realizar 500 exportações nessa versão de avaliação da ferramenta Shape2Earth.

Para fazer o download do plugin, acesse o site do MapWindow. Role a página para encontrar o link do programa:

Para garantir que a ferramenta foi instalada corretamente, é preciso informar ao assistente de instalação a pasta dos plugins no MapWindow. Visite o diretório de instalação do programa. Aqui o local é este:


Com a ferramenta instalada, vamos ativá-la clicando no menu Plugins - Editar Plugins. Marque a opção Shape2Earth e clique no botão OK:


O processo de exportação é simples: com a feição selecionada, clique no menu Shape2Earth - Export to KML. Uma janela contendo informações sobre o uso da ferramenta. Clique no botão Run Unregistered:


A partir de agora você pode refinar algumas informações que serão utilizadas no Google Earth. Ao terminar, clique no botão Save as KML para exportar a feição.


Importando Imagens do Google Earth para o MapWindow

Através da ferramenta Shape2Earth é possível importar imagens georreferenciadas do Google Earth. O processo é pouco preciso, mas funciona bem. Veja como realizar essa façanha através dessa postagem do site Free Geography Tools. Essa técnica deve ser utilizada para uso não comercial das imagens de satélite licenciadas para o Google Earth. Sem sombra de dúvida, esse site é um manacial de tutoriais para o MapWindow e outros aplicativos GIS. 

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO