quarta-feira, 19 de maio de 2010

ArcMap: GRID automático com a ferramenta ET GeoWizards



Um dia desses tive que gerar um GRID rapidamente para recortar algumas imagens de satélite através de um arquivo shapefile. Com a ferramenta ET GeoWizards você não deve ter problemas para executar essa missão.

O programa ET GeoWizards para ArcMap não é free, porém boa parte de suas funcionalidades está disponível para uso sem necessidade de registro. Para fazer o download, clique aqui. Para obter uma lista completa das funcionalidades da versão sem registro, acesse esse link.

Instalação do Programa

A instalação do programa é fácil. A ativação requer alguns cuidados. Ao terminar a instalação, execute o ArcMap. Com o SIG aberto, clique no menu View - Toolbars - Customize.

Na janela Customize, acesse as guia Commands e role a barra até encontrar a categoria ET GeoWizards:


Arraste o programinha para um local qualquer do ArcMap:


A imagem que desejo recortar no tutorial é exibida abaixo. Preciso gerar um grid  onde cada quadrícula possua 500m nos eixos X e Y para posteriormente recortar essa imagem:


Execute a extensão ET GeoWizards. Clique na opção Vector Grid e, em seguida, clique no botão GO:


O programa solicita informar a camada que define o polígono envolvente sobre a imagem e o local de saída para o novo arquivo:


Agora o assistente pede para informar a projeção, que pode ser baseada no polígono envolvente ou no DataFrame. As opções de camada para criação de grid são polígono e linha. Nesse exemplo vou criar um grid numa camada de polígono:


Informe ao programa o tamanho das quadrículas. No meu caso o valor é 500 x 500. Clique no botão Finish para executar a operação:


Sucesso! O grid foi criado! Algumas quadrículas podem exceder os limites do polígono envolvente, mas você pode editar a feição e eliminar a área excedente. O campo ET_Index contém a posição de dada folha e será utilizado para recortar esse raster com base no atributo ET_Index:


No próximo post vou mostrar como recortar um arquivo raster com base em atributos da tabela. Até lá!

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO