terça-feira, 12 de julho de 2011

Primeiros Passos no ArcGIS 10.0 – Parte 03


Tópicos sobre o ArcGIS 10 são de grande interesse dos leitores, então vamos conferir as principais novidades que a ESRI preparou para a versão 10.0 do programa.

Posicionamento das Janelas no ArcGIS 10

Quando o assunto é shapefile, uma das questões levantadas no fórum do ArcGIS é sobre o posicionamento da Tabela de Atributos na versão 10 do programa. Alguns usuários tem considerado que o recurso de exibição de janelas aninhadas tem dificultado a agilidade durante a tarefa de localização dos dados. O suporte da ESRI tem assegurado que alguns bugs foram corrigidos nos Services Packs 1 e 2 e prometeram o aperfeiçoamento da Tabela de Atributos com a inclusão de botões minimizar e maximizar juntamente com o segundo pacote de serviços para o ArcGIS 10.

Todas as janelas do ArcGIS 10 podem ser agrupadas e posicionadas de acordo com a tarefa desejada. Ao arrastar uma determinada janela na área de edição do programa, essa conexão torna-se possível através de ícones de posicionamento na cor azul que apontam para quatro direções. Veja um exemplo abaixo:


Com a utilização desse recurso, o operador pode visualizar itens presentes na base de dados de duas ou mais camadas vetoriais. Esse recurso é inovador, por isso compreendo a "resistência" por parte de alguns usuários veteranos do ArcGIS. Para ilustrar o posicionamento das janelas no ArcGIS, estou publicando um vídeo no YouTube que contém textos explicativos e ações didáticas para que o usuário final do programa possa agregar conhecimento sobre esse assunto da melhor forma possível.


Link do vídeo no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=ESOTm5EMp5Y

O vídeo acima pode ser baixado em alta resolução no servidor de arquivos 4Shared. Estou trabalhando duro para melhorar a infraestrutura do blog e com isso produzir material de excelente qualidade para os leitores. Em breve estarei publicando vídeos com áudio para tentar reduzir qualquer eventual dúvida. Em breve estaremos navegando com domínio .com! Não perca!

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO