quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ERDAS: Recursos para Equalização de Imagens - 2


Como já publiquei aqui outro dia, o processo manipulação de curvas no histograma de uma imagem no ERDAS é realizado pela ferramenta BREAKPOINTS. Após editar as curvas nos canais RGB, é preciso gravar a Tabela de Contraste para aplicar as curvas e gerar uma nova imagem equalizada. Que tal descobrir como realizar essa etapa?

Primeiro, é preciso abrir sua imagem na Viewer do ERDAS:


Acesse o menu Raster - Contrast - Breakpoints e mova os pontos para melhorar a radiometria da sua imagem. A manipulação das curvas do histograma foi detalhadamente explicada em posts anteriores:


Após editar as curvas do histograma, clique no botão Salvar.


Em seguida, clique no menu Raster - Mosaic Images. O ERDAS vai acessar o módulo Mosaic Tool. Há quatro passos básicos a serem executados através dessa ferramenta:

Este é o campo de entrada das imagens (1). Clique na opção Display Color Correction (2):


Na janela Color Corrections, opção Pixel Value Type, modifique para Contrast Table. ATENÇÃO: Essa opção só estará disponível se você clicou no botão Salvar após editar as curvas com Breakpoints (essa opção é a mais importante do processo e negligenciar esse passo significa que o ERDAS vai gerar um raster sem equalização).


Este é o campo para saída das imagens (3). Clique nesse ícone para iniciar o processo (4). Selecione um nome e um local de saída para o arquivo e clique no botão OK.


Após isso, basta aguardar o processo terminar:


Very easy! A super-dica é salvar as curvas que foram construídas através do módulo Breakpoints. Há situações em que você consegue aplicar uma equalização semelhante em várias imagens diferentes apenas subindo ou descendo pequenas posições nos canais RGB. Certamente essa técnica pode poupar tempo e paciência do operador.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO