quarta-feira, 28 de abril de 2010

Como gerar um arquivo tfw no ERDAS

Como gerar um arquivo tfw no ERDAS

Arquivos WorldFile são dados que auxiliam no posicionamento espacial de diversos arquivos raster. Eu tenho publicado aqui no blog dicas sobre manipulação e criação de arquivos WorldFile nos mais variados SIG's pois conheço a utilidade desses arquivos complementares.

Ao terminar um processamento numa determinada imagem de satélite, há situações em que é preciso realizar pequenos ajustes em aplicativos gráficos como o Photoshop. O problema é que esses programas não são indicados para trabalhar com dados espaciais e esses mesmos programas reescrevem as informações do header da imagem, levando o arquivo final a perder sua referência espacial.

Considerando que estamos trabalhando com arquivos Geotiff, é possível contornar esse problema se o usuário guardar o arquivo tfw (no caso da imagem tiff) que acompanha o arquivo raster em outra pasta separada para ser restituído após a edição. Ora, e se a imagem original não veio acompanhada do arquivo tfw, como é possível armazená-lo?

Veja como exportar o arquivo tfw no ERDAS através do blog Processamento Digital.

Modificando as Opções do ERDAS

Com o ERDAS aberto, clique no menu Session > Preferences:


Na janela Preference Editor, selecione a opção Tiff Image Files. No campo World File Access, modifique a opção para Write e clique no botão Global Save. A partir de agora a leitura e gravação de arquivos tfw tornou-se disponível no ERDAS.

Gerando o arquivo tfw

Veja como é fácil salvar uma imagem com o acompanhamento do arquivo tfw no ERDAS.

Na Viewer com a imagem, clique no menu Raster > Mosaic Images:


Clique no botão Output. Em seguida, clique no botão simbolizado por um raio. Selecione o local de saída para o arquivo e aguarde o término do processo:


Enfim, uma cópia do arquivo raster será gerada com seu arquivo tfw em companhia dos demais:


A ferramenta Mosaic Tool não teve o seu potencial explorado aqui, apenas serviu como ponte para a criação do arquivo do tipo Worldfile. Agora você pode manipular brilho/contraste, níveis ou curvas no Photoshop, mantendo cuidado de guardar o arquivo tfw e restituí-lo ao terminar com a etapa de edição visual.

Ao carregar o raster novamente no ERDAS, será necessário calcular estatísticas e definir a projeção no arquivo. Existe um programa que permite trabalhar com arquivos Geotiff no Photoshop: Geographic Imager. Não conheço o programa, mas sei das limitações do Photoshop. Assim vou levando a vida e processando minhas imagens de satélite no ERDAS e ENVI até o fim dos séculos.

Petrobrás lança mapa de biodiversidade amazônica na Internet


Interessados em flora e fauna brasileiras vão encontrar, a partir dessa terça-feira (27/4), mais de 100 espécies nativas da Amazônia no site www.petrobras.com.br/biomapas . Essa pesquisa sobre os ecossistemas nos arredores da Província Petrolífera de Urucu – base de produção da Petrobras -, foi realizada pela Companhia, em parceria com alguns centros de pesquisa da região. Depois de ter originado um livro (“Biodiversidade na Província Petrolífera de Urucu”) em 2008, o material foi ampliado pelo Projeto Biomapas e transformado agora em fonte de consulta na Internet. São encontradas curiosidades sobre espécies nativas vegetais como goiaba de anta, caroba, breu, Pará-pará, e animais, como piaba e estalador-do-norte.
A visualização e pesquisa de forma georreferenciada, através do Google Maps (e também do Google Earth), é o principal destaque do site. Vídeos e fotos sobre expedições realizadas nos últimos anos por biólogos, engenheiros florestais e de coletores locais, entre outros especialistas ambientais, estão disponíveis no YouTube, Flickr e Picasa.
Província Petrolífera de Urucu: proteção ao ecossistema
A exploração e produção de petróleo e gás na Província Petrolífera de Urucu, descoberta em 1986, no coração da Amazônia, é um dos melhores exemplos de que é possível conciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental. Instalada na região desde a sua criação, em 1953, a Petrobras desenvolveu um modelo de produção sofisticado, concebido por técnicos e cientistas de várias áreas, cuja principal preocupação foi garantir a convivência entre a atividade econômica e o meio ambiente. Esse modelo único, idealizado pela empresa no interior da maior floresta do mundo é, hoje, referência internacional.
Conciliar o desenvolvimento da produção de gás e óleo leve de Urucu com a biodiversidade amazônica é o maior desafio da Petrobras na região. Uma das ações mais importantes foi o rearranjo das instalações, com o objetivo de reduzir as áreas ocupadas pela unidade. As áreas desocupadas foram reflorestadas, devolvendo à floresta o máximo de seu ambiente natural. No local, já funciona um viveiro com mais 170 mil mudas de 90 espécies nativas.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO