domingo, 23 de maio de 2010

Instalação do Kosmo 2.0 RC1 no Linux


Abandonando a preguiça: instalei novamente o Linux no computador.  Meu dia ficou azul mais uma vez. Causou-me estranheza o fato de não existir um tutorial de instalação do Kosmo 2.0 RC1 para Linux no site do fabricante. Deve ser muito fácil rodar o programa, mas reconheço que sou noob em matéria de Linux e apanhei para entender o que deveria ser executado após o download. Dos blogs que estão listados nos meus links, vou pedir um help para os blogueiros Esdras Andrade do Geoprocessamento para Linux e Eliazer Kosciuk, administrador do  iDEA Plus. Talvez eles possam passar dicas sobre como criar um atalho para o script shell do Kosmo, pois só consigo executar na janela do terminal.

A distribuição Linux que utilizo chama-se Big Linux 4.2, baseada no S.O. Ubuntu. O download do pacote compactado pode ser realizado através deste link.

No site existe uma breve descrição sobre como executar o programa:


Após realizar o download e descompactar o arquivo, segui as instruções citadas acima da seguinte forma: entrei como usuário root e criei um link simbólico, acessando a pasta /kosmo_2.0_RC1/libs para executar o comando ./links.sh (clique para ampliar):


Em seguida acessei o diretório /kosmo_2.0_RC1/bin e executei o script shell ./Kosmo.sh conforme pode ser visto na imagem abaixo (clique para ampliar):


Depois de alguns segundos, o SIG foi carregado corretamente:


O único problema até agora é descobrir como criar um atalho para executar o Kosmo fora da janela do terminal. Criar atalhos é um velho costume do Windows. Para responder essa pergunta, vou pedir ajuda a meus colegas blogueiros veteranos em Linux para solucionar essa dúvida e complementar essa dica.

Resolvido amigos. Acessem o blog do Ezdras Andrade para descobrir como executar o Kosmo fora da janela do terminal:

http://geoparalinux.wordpress.com/2010/06/05/instalar-kosmo-gis-no-ubuntu-10-04-e-criar-lancador-para-executar-o-programa/

Ao blogueiro Ezdras, meus sinceros agradecimentos para a solução para essa questão!

Parabéns ao blog Geoprocessamento para Linux!

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO