quarta-feira, 2 de junho de 2010

Geógrafos Sem Fronteiras: Informação e conteúdo sem limites


Semana passada comemoramos a semana do Geógrafo.  Na frente da informação, o portal GSF publica conteúdo que incentiva discussões sobre as principais questões da atualidade através de artigos elaborados por colaboradores de diversas partes do país.

Essa semana o portal GSF preparou mais uma promoção em seu site. Participe!



Termina nesta sexta, dia 04/06, a votação para escolha do melhor artigo de maio. O vencedor irá ganhar o livro: “Continente em chamas: globalização e território na América Latina” organizado pela geógrafa María Laura Silveira.

A escolha do melhor artigo é feita a partir do voto e dos comentários do público e do conselho editorial. Para participar basta se cadastrar no site, é rápido e fácil.

O Prêmio GSF é uma iniciativa criada para promover uma ponte entre os geógrafos e a sociedade. Além dos artigos recebidos de todas as regiões do país, o projeto visa promover o mercado editorial de geografia, premiando os melhores artigos com obras escritas e/ou organizadas por geógrafos.

Sua participação é muito importante... Juntos, vamos fortalecer a geografia...

Os artigos que concorrem ao Prêmio GSF de maio são:

DOS GRANDES PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO AOS PROJETOS PONTUAIS: A INFLUÊNCIA DO MODAL RODOVIÁRIO NO BRASIL

Para o geógrafo Vitor Helio Pereira de Souza, as políticas públicas não devem ser pensadas a partir das demandas corporativas e sim em função de uma gestão do território eficiente, pensada a partir da nação.

Leia, vote, comente, participe...

Amazônia e sua Importância Estratégica na Geopolítica Brasileira

Para o professor da UFAM, Nelcioney José de Souza Araújo:

"(...)a Amazônia no atual cenário geopolítico mundial é um dos lugares mais importantes a ser conquistado, nem tanto pela presença física, mas sim pelo capital que se instala com força total sobre a região, tanto da Amazônia brasileira como da Amazônia dos vizinhos, com raras exceções como é o caso da Venezuela e Bolívia que tentam sair da mira do capital, buscando alternativas políticas, econômicas e sociais que os façam escapar do polvo capitalista."

Leia, vote, comente, participe...

A GEOGRAFIA DO CICLO HIDROSSOCIAL: UMA ABORDAGEM CRÍTICA

O geógrafo Miguel Fernandes Felippe apresenta uma temática pouco conhecida em que água e homem são abordados em conjunto: o Ciclo Hidrossocial.

"Sob ação humana, a água captada em um determinado local, rompe o ciclo hidrológico de sua bacia de origem, entra em novo ciclo de movimentação – hidrossocial – para ser incorporada em outra bacia, englobando um novo ciclo hidrológico espacialmente desconectado do primeiro."

Leia, vote, comente, participe...

A GESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL: CENTRALIDADE, DESCENTRALIZAÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS.

Para a geógrafa Ana Paula Novais Pires:

"a análise da Gestão Ambiental como reguladora dos processos econômicos através de estimativas de impactos ambientais ou instrumentos econômicos para a valorização dos recursos naturais é muito simplista, já que não há como estipular um valor real da natureza."

Leia, vote, comente, participe...


Notas sobre a importância da metodologia interdisciplinar: Uma abordagem geográfica.

O geógrafo Charles Benedito Gemaque Souza da UFPA escreve sobre a importância da metodologia interdisciplinar e afirma:

"O pensamento geográfico é usualmente definido como um saber que problematiza os fenômenos que se manifestam na superfície terrestre, tal conceito se revela tão abrangente quanto impreciso. Na prática isto repercute negativamente no pensamento geográfico, criando uma dicotomia entre a área física e a humana. O debate atual busca um ponto de equilíbrio entre essas duas vertentes. De qualquer forma, é possível afirmar que a expressão mais adequada para definir como sua matriz disciplinar é que esta trabalha com fenômenos naturais e sociais concomitantemente."

Leia, vote, comente, participe...



www.gsf.org.br

Tempestade Aghata abre cratera na Guatemala

Saiu no ESTADÃO


Gente, parem tudo: uma absurda cratera foi aberta na Guatemala após uma tempestade de proporções bíblicas. Pelo menos 146 pessoas residentes da América Central perderam a vida em razão dessa tempestade. Guatemala e El Salvador são os países mais atingidos.


Trabalho de UFOs? Estamos nos aproximando de 2012? Hehehehehe...

Sem essa de ataques de UFOS ou início do fim do mundo: aparições de crateras dessa magnitude na superfície terrestre é um fenômeno natural mais comum do que se imagina. Um fato curioso: outra cova funda foi aberta na mesma Guatemala em 2007! Uma infeliz concidência?

O jornal Daily Mail publicou fotos impressionantes de outras perspectivas do buraco. Clique na imagem para visitar o site:


Veja a reportagem da cratera de 2007 na Guatemala, com profundidade maior que a  Estátua da Liberdade (não é obra de UFOS, please):


Este blog fez um apanhado sobre as principais crateras do planeta em 2008. São crateras naturais e artificiais que desmistificam qualquer neurose UFO. Por razões óbvias, a cratera do metrô de São Paulo não poderia ficar de fora desse ranking:

http://freedownloadbrasil.blogspot.com/2008/04/os-maiores-buracos-da-terra.html

Essa não é uma matéria recorrente do blog, mas julguei interessante publicar. Seguramente não existem fronteiras para o conhecimento e a informação.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO