segunda-feira, 9 de agosto de 2010

[Geoprocessamento para Linux] Modo Layout nos SIG's Kosmo 2.0, gvSIG 1.9 e Quantum GIS 1.5


De olho nos Softwares Livres

Eu poderia destacar inúmeras vantagens que uma alternativa GIS livre pode oferecer, mas tenho certeza que você já possui boas referências acerca desse assunto. Pense comigo: que destino teria um SIG livre caso não existissem pessoas dispostas a renunciar horas, dias e meses do seu precioso tempo com a finalidade de desenvolver e aprimorar tais iniciativas? Sou um observador do processo e, acompanhando a veloz evolução desses aplicativos, posso assegurar que os softwares livres serão boas referências no mercado de GIS em pouco tempo graças ao empenho e dedicação destes incansáveis colaboradores.

Tutoriais: O "outro lado" dos Manuais de Usuário

Falando em colaboradores intrépidos, o blogueiro Esdras Andrade (Geoprocessamento para Linux) dedicou um fim de semana inteiro para elaborar tutoriais muito explicativos sobre três aplicativos GIS da atualidade: Kosmo, gvSIG e Quantum GIS. Como o tempo voa, há situações em que fica difícil acessar num primeiro momento a documentação oficial do software e ali encontrar a informação desejada. 

Para solucionar eventuais dúvidas, surgem tutoriais específicos na Internet que demonstram o "caminho das pedras", facilitando a vida do usuário final e posicionando-o a caminho do pleno conhecimento da ferramenta. É notório que esses tutoriais atuam como linha auxiliar do insumo presente no manual de instruções do SIG sem inviabilizar o mesmo.

Avalie o Modo Layout nos SIG's Kosmo 2.0, gvSIG 1.9 e Quantum GIS 1.5

Os tutoriais produzidos pelo blog do Esdras apresentaram com muita propriedade os pós e contras que os jovens aplicativos GIS citados acima desempenharam quando é necessário executar uma tarefa muito importante: a Plotagem das Informações Geográficas ou Modo Layout, termo extremamente difundido por usuários GIS.

Pronto para o desafio? Vale a pena conferir.


Modo layout no Kosmo 2.0

Modo Layout no gvSIG 1.9

Modo layout no QGIS 1.5


  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO