sábado, 14 de agosto de 2010

ArcMap: ArcToolBox - Função ADD XY Coordinates

Estou publicando um post simples que serve como complemento para a dica que publiquei anteriormente com o intuito de ajudar um colega do Fórum do MundoGeo.

ArcMap: Importar Coordenadas XY para uma tabela

Conhecendo as ferramentas padrão ArcMap

ADD XY Coordinates é uma função nativa do ArcMap que permite importar coordenadas XY para uma Tabela de Atributos. Essa função possui maior proveito quanto o shapefile é uma geometria do tipo Ponto. Veja a ilustração abaixo:


O procedimento é simples: clique no botão indicado na imagem abaixo para habilitar as ferramentas do ArcToolBox:


Vamos utilizar os vértices extraídos do município de São Fidélis para exemplificar essa dica. Clique na guia Search e digite "Add XY". A primeira ocorrência é a função que desejamos aplicar. Clique duas vezes sobre ela:


Outro jeito de localizar essa ferramenta é clicando nas caixas de ferramentas Data Management Tools - Features, localizada na guia Favorites:


Localize a camada de pontos desejada e clique no botão OK:


Na Tabela de Atributos, surgem colunas XY com coordenadas contendo a posição de cada ponto de acordo com o sistema de coordenadas:


Considerações Finais

O ArcGIS é um SIG robusto, líder de mercado nesse segmento. É importante checar  se uma determinada funcionalidade existe no software ou em suas principais suítes. Como o SIG possui muitos algoritmos, quase sempre a ferramenta que precisamos encontra-se lá, porém é preciso dominar o método para localizar a informação desejada. Hoje demonstrei duas formas distintas para chamar a função Add XY Coordinates.

Postagens em MHT

O formato MHT permite salvar o conteúdo de uma página Web como imagem,  preservando todos os links.

Browsers como Opera e MS Internet Explorer reconhecem esse formato como padrão. Para exibição no Mozilla Firefox, é preciso instalar um complemento chamado UnMHT.

Para leitura offline dessa postagem, faça o download da versão em MHTML.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO