sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SPRING: Retângulo Envolvente em Graus Decimais



Estou publicando essa dica para auxiliar os usuários do SPRING que desejam adicionar bases cartográficas em lat/long aos seus projetos.

1ª Pergunta: Quais são os valores do Retângulo Envolvente do estado do Rio de Janeiro?

Para compreender o mistério do Retângulo Envolvente, é preciso abrir o vetor em qualquer aplicativo GIS e anotar as coordenadas dos quatro cantos. Essa base cartográfica de referência precisa ser confiável. Veja a imagem abaixo:

2ª Pergunta: Como inserir coordenadas em graus decimais ao projeto do SPRING?

As coordenadas dos cantos são conhecidas como Bounding Box, Extension ou mesmo como Retângulo Envolvente. Todos os aplicativos GIS fornecem os valores da extensão de uma camada. Por exemplo,  no Quantum GIS, basta acessar as Propriedades da Camada e copiar os valores X1/X2 e Y1/Y2:

No SPRING, ao criar o projeto, clique no botão de opção Planas e posicione os valores das coordenadas de acordo com primeira imagem deste tutorial:


Ao clicar no botão Criar, o SPRING irá ajustar as coordenadas em Graus Decimais no formato Grau, Minuto e Segundo (Veja a imagem abaixo):


Finalize a etapa de criação do projeto clicando no botão Ativar e use as técnicas de importação de arquivo shapefile para carregar os vetores:


Fim do tutorial. A partir de agora você poderá importar todas as suas bases de dados em Lat/Long sem se preocupações!

Nosso site mudou para www.processamentodigital.com.br. Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO