terça-feira, 1 de março de 2011

Quantum GIS: Texto Delimitado - Correção de Problemas com Projeções Métricas


QGIS: Texto Delimitado - Correção de Problemas com Projeções Métricas

Texto Delimitado é um complemento que faz parte do Quantum GIS cuja função é importar coordenadas XY a partir de um arquivo de texto no formato CSV. O processo é simples porém vou explicar detalhadamente com o propósito de erradicar eventuais dúvidas.

1 - Carregue em planilha os dados que serão importados para o SIG. Campos com coordenadas X (longitude) e Y (latitude) são obrigatórios e coordenadas em graus, minutos e segundos precisam ser convertidas para graus decimais:


2 - Salve o documento na extensão .CSV (O aplicativo OpenOffice Calc requer alguns cuidados durante o recurso de exportação para que o Quantum GIS reconheça o formato (veja a imagem abaixo):


3 - No Quantum GIS, utilize o complemento Adicionar Camada a partir de um Texto Delimitado:


4 - Insira um delimitador de amarra. Sem grandes dificuldades, o programa irá reconhecer todos os atributos separados por ponto-e-vírgula. Os campos XY obedecem a ordem da Longitude e da Latitude:


5 - Os dados serão adicionados no ambiente de edição do programa. Os atributos da tabela indicam que a operação foi bem sucedida até aqui:


6 - O próximo passo é gravar permamentemente os pontos no formato shapefile:


7 - agora é preciso indicar um diretório e um Sistema de Referência de Coordenadas (SRC) que será a projeção de saída dos arquivos. No exemplo, estou trabalhando com coordenadas cuja posição fazem parte do modelo geodésico WGS 1984 UTM Zone 23S, código EPSG 32723:


8 - Ao confirmar as alterações, clique no botão OK:


Ao tentar exportar os dados em projeções métricas, pode surgir a seguinte mensagem de erro:


Isso significa que, neste caso, o Quantum GIS não pode prosseguir com a exportação dos dados com diferentes projeções. Explico: por padrão, qualquer dado inserido no Quantum GIS sem referência espacial irá assumir automaticamente o SRC definido por padrão no projeto. Em nosso caso, o SRC padrão é GCS WGS 1984 e o SRC no qual queremos exportar o arquivo é WGS 1984 UTM Zone 23S. Para solucionar esse problema de incompatibidade, acesse as Opções do SIG:


Localize a categoria SRC. Modifique a opção para "Apto para SRC". Com essa opção habilitada, o programa irá ativar a janela Seletor de SRC sempre que um dado com diferente projeção for adicionado ao programa, impedindo que o usuário esqueça de definir a projeção durante a edição de arquivos temporários. Clique no botão OK e reinicie o Quantum GIS.


De volta ao processo de importação do arquivo CSV com o recurso Texto Delimitado, a janela Seletor de SRC deve surgir solicitando que uma projeção seja definida para os dados importados. Em nosso caso, podemos selecionar com tranquilidade o Datum WGS 1984 UTM Zone 23S que corresponde à projeção da região dos pontos:


Daqui por diante, basta seguir os passos acima e salvar a geometria no formato shapefile. Uma janela de confirmação irá surgir indicando que todos os arquivos foram exportados para shapefile com êxito:


Para visualizar os dados importados, não esqueça de clicar no campo para camadas vetoriais:


  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO