sábado, 26 de junho de 2010

SAGA GIS: Conversão de Tabelas para arquivo Shapefile


Converter uma tabela de coordenadas para shape de pontos é uma das tarefas mais comuns executadas por diversos aplicativos GIS.

Diferente do Excel 2007, a nova versão do BrOffice manteve a opção para exportar uma tabela como DBF.


O processo de conversão de coordenadas para arquivo shape tem sido amplamente divulgado na blogosfera. As opções são inesgotáveis.

Que tal descobrir como realizar essa tarefa através do SAGA GIS?

1 – Carregue a tabela clicando no menu File – Table – Load Table

2 – O SAGA GIS suporta tabelas em DBF ou TXT. Na janela Workspace, clique na guia Data para visualizar o arquivo. Clique duas vezes sobre ele:


3 –Para converter a tabela de coordenadas em pontos, clique no menu

Modules – Shapes – Points – Convert a Table To Points

4 – Informe o arquivo da tabela e os campos que contém as coordenadas X e Y:


5 – Na janela Workspace, o novo shape de ponto será adicionado à guia Data:


Os passos 6 e 7 devem ser empregados caso seja necessário realizar transformações entre projeções. Para exportar o polígono definitivamente para shapefile, siga para o passo 8.

6 – Antes de exportar o arquivo, vamos ajustar e gravar o Sistema de Coordenadas no novo arquivo shapefile. Clique no menu

Modules – Projection – Shapes – Proj4 Arguments, List of Shapes Layers

7 – É preciso especificar os parâmetros de transformação  Proj4 com base no sistema de coordenadas do arquivo shape. No exemplo, as coordenadas DBF importadas correspondem a projeção/Datum UTM SAD 1969 Fuso 23 Sul. Para obter esses parâmetros, utilize o site Spatial Reference. Informe os parâmetros de entrada e saída como mostra a imagem abaixo:


O SAGA GIS não cria um arquivo PRJ ao exportar um arquivo para shapefile. Você pode obter esse arquivo no site Spatial Reference.

8 – Para salvar o arquivo final, clique com o botão direito sobre ele:


Basta abrir o arquivo final em qualquer SIG. O SAGA GIS possui muitos módulos interessantes que devem ser explorados à exaustão. Não é à toa que o manual do SAGA possui 400 páginas.

Spatial Reference: Parâmetros de Transformação PROJ4



O assunto de hoje é sobre projeções, uma dica importante para novos usuários de SIG livre.

O Site Spatial Reference minimiza a limitação de alguns aplicativos GIS no tocante ao reconhecimento de projeção em arquivos shapefile.

Alguns SIG's apresentam uma certa limitação ao posicionar feições com diferentes sistemas de coordenadas. Esse problema pode ser minimizado adicionando um arquivo PRJ ao conjunto de dados. Basta realizar o download do arquivo PRJ desejado e renomear o arquivo PRJ com o nome da feição alvo. Esse procedimento foi detalhadamente explicado através deste post.

Além deste importante recurso, vale a pena registrar que o site Spatial Reference também informa os parâmetros PROJ4 necessários para transformações entre Sistemas de Coordenadas.

Por exemplo, para exportar um arquivo shapefile para a projeção/Datum SAD69 / UTM zone 23, o código PROJ4 correspondente para essa transformação é:

+proj=utm +zone=23 +south +ellps=aust_SA +units=m +no_defs

Para localizar esses parâmetros, após realizar a busca pelo arquivo PRJ, clique no campo indicado na imagem abaixo:


O Quantum GIS é um dos aplicativos livres que trabalha bem com arquivos com diferentes projeções. Além disso, você pode acessar rapidamente os parâmetros PROJ4 através das opções do programa (Configurações - Propriedades do Projeto - Guia Sistema de Referência SRC):


Quem trabalha com informações referenciadas periodicamente lida com  problemas de compatibilidade entre diferentes bases cartográficas. Por isso devemos sempre manter essas informações atualizadas.
 

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO