quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Google Reader: seu leitor de feeds em tempo real

Como foi abordado no post anterior, sabemos que a tecnologia feed permite uma melhor organização do conteúdo que circula na Internet. Para ter acesso aos benefícios desse recurso, é preciso possuir um leitor de feeds incorporado ao navegador de Internet ou instalado no computador. Vou utilizar o Google Reader para essa missão especial porque é grátis, funciona bem e não precisa de instalação.

Acessando o Google Reader

Para acessar o Google Reader, clique no Mais Simples De Todos os Sites confome imagem abaixo:



Faça o login com a sua conta do Gmail ou crie uma nova conta.



A grande vantagem de logar-se com a conta do Gmail é a facilidade de acesso, dispensando a criação de uma outra conta (menos uma senha para você armazenar na cuca). Dentro do Reader você acessa o Gmail e vice-versa. Para adicionar um novo feed, clique no botão Adicionar Inscrição.



Obtendo o link para leitura dos Feeds

Todo site possui uma indicação para que o leitor obtenha o link para leitura dos feeds. Por exemplo, se um internauta deseja ler os posts que são publicados no Blog do Sadeck (temas sobre geotecnologias), então deve obter o link do feed do blog do Sadeck. De forma análoga ao protocolo HTTP, cada blog possui seu próprio link para leitura de feeds. Os feeds que publico utilizam a tecnologia RSS.

Acesse o blog do Sadeck: http://geotecnologias.wordpress.com/



Na página principal, procure por "FEEDS RSS" na lateral direita. Clique no ícone RSS.



Você será direcionado para o site FEEDBURNER, do Google. Esse é o site que publica os feeds. O conteúdo publicado no blog do Sadeck aparece mais abaixo, com uma formatação mais clean:



O link para adicionar no Google Reader para ler as publicações do blog do Sadeck é esse:

http://feeds.feedburner.com/Sadeck-Geotecnologias

Cole esse link na janela Adicionar Inscrição do Google Reader e... Pronto! Nunca mais você vai precisar adicionar qualquer site nos Favoritos! O FeedBurner vai jogando as mensagem lá, como se fosse um e-mail, onde os feeds que não foram lidos ficam no formato negrito. Você tem opção de ler ali mesmo (é a pressa , cara pálida :-D) ou visitar a notícia no blog - basta clicar no título da postagem.



Agora que você sabe como adicionar os links, visite seu Site, Blog, Portal, Twitter, etc. e vá adicionando entradas no Google Reader. Vou aproveitar a ocasião para divulgar o feed do blog Processamento Digital:

http://feeds.feedburner.com/ProcessamentoDigital

Não precisa ficar apenas na esfera das Geotecnologias: adicione feeds de outros blogs interessantes, como o blog do jornalista Luís Nassif, Observatório da Imprensa, Revista SuperInteressante, Petrobrás, etc. Para você ter idéia sobre como isso é útil no dia-a-dia, eu costumo participar de algumas listas do Yahoo! [Excel, Corel Draw e ArcGIS] e configurava as opções para efetuar a leitura na Web (não gosto de receber tons e mais tons de e-mails). Agora eu leio minhas listas no Google Reader, pois o Yahoo! disponibiliza o Feed RSS de todas as listas, atitude que considero genial.



Hello, World! Quer divertir-se sem alienação? Use os feeds e abandone os Favoritos. Os feeds não foram criados para promover a evasão dos sites, mas para selecionar a leitura cotidiana. Mesmo entre os sites que você mais gosta, você tem a livre escolha de ler aquilo que lhe interessa no momento. Isso é a liberdade na Internet e quem ama a modernidade não pode ficar de fora das tecnologias que facilitam a vida.

Parafraseando a Reversal Russa: "Na União Soviética, os feeds lêem você!"

O poder do RSS e da Blogosfera no seu dia-a-dia


A produção de conteúdo na Internet é um fenômeno que cresce de forma exponencial e em progressão geométrica. Tudo o que você precisa está na Web. Eu, navegante alucinado, confesso que muita gente não conhece o poder da navegação. Num primeiro plano, o internauta busca coisas pífias, artificiais e inconsistentes. Quando chega a maturidade física e intelectual, a pessoa passa a demonstra interesse por um assuntos específicos ou um núcleo aberto de informações que corroboram com seus interesses, aí que a coisa incendeia de vez!

Mas como surfar nesse tsunami de informações, transformações e descobertas da Grande Teia? Até hoje confesso que me considero meio abilolado e criança no assunto: é Site, é Portal, é Blog, é Orkut, é Twitter... Meu, cada dia surge uma nova tecnologia. E surge bombando! Vai chegar um dado momento que certificar-se de olhar o Orkut, o Facebook, o My Space, etc. será uma tarefa próxima do impossível para uma pessoa ordinária, com obrigações e responsabilidades até o pescoço.


Felizmente as cabeças pensantes pensaram numa saída: os Feeds. Feed no original significa "alimentar". O resto você compreende. Para alimentar seu intelecto com o deleitoso cardápio de informações oriundas da Internet, você precisa utilizar os feeds de forma correta. Ninguém racional possui tempo livre para clicar em bilhões de bilhões de páginas e ler zilhões de zilhões de textos, não é verdade?

Se um amigo seu disser: "Visite meu blog!" Não fique carregando na mente  a preocupação de visitar o blog do sujeito, entulhado seus Favoritos com links. Peça o Link do Feed ao rapaz. Através do RSS, você pode ler o conteúdo na hora mais apropriada do seu dia. Acabou o problema da memória de elefante: é inevitável que os feeds influenciem o comportamento do tráfego de informações na Web. Parafraseando James Carville, é o RSS, estúpido!

Mas como é que eu utilizo esse RSS dos infernos? Calma Village People, vou explicar no próximo post.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO