segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Quantum GIS: Seleção por Locação e Seleção por Atributos

Quantum GIS: Seleção por Locação e Seleção por Atributos

Os recursos para seleção no Quantum GIS não poderiam deixar de ser mencionados aqui no blog Processamento Digital. Assim, vamos tratar de duas formas de seleção de feições: a Seleção por Locação e a Seleção por Atributos.

No exemplo que ilustra o tutorial, temos três polígonos que representam faixas de imageamento do satélite de alta resolução Quickbird. Essas faixas representam a observação do sensor sobre a superfície terrestre nos anos 2007, 2008 e 2009. O objetivo é separar automaticamente todas as faixas que fazem intersecção com a área de interesse especificada pela pesquisa (vou utilizar o estado de Goiás como região de interesse da pesquisa).

Na imagem abaixo temos o estado de Goiás e estados vizinhos coberto por dezenas de faixas (strips) do satélite Quickbird:

Cobertura do satélite Quickbird

Para selecionar apenas as faixas que cruzam com a área de interesse, deve-se utilizar o método de seleção por locação.

Seleção por Locação

Vamos utilizar as ferramentas do fTools para localizar a cobertura Quickbird em Goiás no ano de 2009:

fTools: Seleção por Localização

O procedimento é simples: basta indicar a camada que cruze com a área de interesse - no nosso caso, a AOI é o estado de Goiás:

Seleção por Localização

Repita o procedimento para selecionar a cobertura dos anos anteriores. Ao terminar, certifique-se que todas as faixas foram selecionadas corretamente:

As feições que cruzam Goiás foram selecionadas

Seleção por Atributos

Esse tipo de consulta tem como base os registros da tabela de atributos. Dependendo da situação, pode-se adicionar conectivos lógicos para criar expressões. Digamos que a tarefa seja realizar um levantamento de imagens de satélite num determinado intervalo do ano de 2007, observando critérios como data da observação do sensor e quantidade de nuvens sobre a área. A seleção por atributos é o recurso mais indicado para executar essa tarefa.

Num primeiro momento, pode-se aplicar a seleção por localização para conservar apenas as faixas do ano de 2007 que cruzam a área:

Apenas as faixas de 2007 foram mantidas

Para iniciar a seleção por atributos, abra a tabela e clique na opção Busca Avançada. Vamos criar uma expressão para tornar a consulta mais interessante.

Supondo que um determinado cliente solicite um levantamento de imagens do satélite Quickbird coletadas em março de 2007 com até 10% de cobertura de nuvens, veja como deve ser construída a expressão da consulta com base nos atributos da tabela:

CLOUDCOVER <= 10 AND ACQDATE > '2007-02-28' AND ACQDATE < '2007-04-03'

Na tabela do Quickbird, a string 'CLOUDCOVER' representa o percentual de nuvens e 'ACQDATE' representa a data de aquisição das imagens. Você pode clicar no campo Amostra para ter acesso ao formato do registro na tabela. O botão Testar permite avaliar se a expressão foi redigida corretamente.

No nosso exemplo, a consulta retornou dois resultados:

Query no QGIS

A partir daí, basta clicar no botão OK e mover a seleção para cima...

Mover a seleção para cima

...E salvar os resultados selecionados no formato shapefile:

Salvar seleção como shapefile

A seleção por atributos possui uma infinidade de aplicações. No mundo dos satélites, utilizamos esses recursos exaustivamente nos SIG's. Fico feliz por saber que o Quantum GIS correspondeu bem até nesse quesito. Não é À toa que esse programa situa-se entre os melhores SIG's livres da atulidade.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO