quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Inpe divulga imagens de satélite da tragédia no RJ

Inpe divulga imagens de satélite da tragédia no RJ

Fonte: Portal Terra

Dayanne Sousa

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta quarta-feira (2) imagens inéditas obtidas por satélite na região abalada pelas chuvas do último mês no Rio de Janeiro. Detalhes do deslizamento de terra na região serrana serão estudados a partir das cenas registradas.

Um conjunto de aproximadamente 50 imagens foi entregue à Defesa Civil do Estado. Nelas, é possível identificar as marcas dos deslizamentos, que se assemelham a cicatrizes em meio à área verde. Pode-se perceber também a ocupação de encostas nos arredores dos locais mais afetados.

Estas imagens, do satélite GeoEye, foram obtidas por meio do International Charter Space and Major Disasters, um consórcio de instituições e agências espaciais do mundo todo, do qual faz parte o Inpe, para auxílio a países afetados por desastres naturais.




O portal também disponibilizou um controle deslizante para efeitos de comparação do relevo antes e depois da tragédia na região Serrana. Clique na imagem abaixo para visitar o site:


Conheça o blog QGIS Spatial Thoughts

Cada vez mais encontramos na Internet pessoas dedicadas ao compartilhamento de informações relacionadas às Geotecnologias. Hoje conheci o blog QGIS Spatial Thoughts, um espaço na Web destinado à publicação de dicas para o Quantum GIS, um dos SIG's livres mais utilizados na atualidade.

Que tal navegar pelo blog e ampliar seus conhecimentos acerca do QGIS? Até o momento, foram publicados quatro tutoriais interessantes:
  • Tutorial: Using Plugins in Quantum GIS
  • Tutorial: Working with Attribute Table - Basic Queries
  • Tutorial: Calculating Line Lengths and Statistics
  • Tip: Load Multiple Layers in QGIS
Assim deixo registrada essa dica para os amigos que desejam conhecer o trabalho de outros blogueiros.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO