quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ILWIS 3.7 Tutorial - Recorte de um Raster (Raster Subset)

ILWIS Tutorial

ILWIS 3.7: Recorte Regular de um Raster (Raster Subset)

O módulo Sub Map do ILWIS utilizado para recortes em imagens de satélite executa essa função através de linhas ou coordenadas. Assim, não é possível configurar uma máscara criada a partir um polígono irregular para recortar imagens através desse algoritmo. A opção para criar máscara existe, mas ainda não descobri como tirar vantagem disso, rs. Falando nisso, caso vocês descubram os meios para realizar recortes irregulares no ILWIS, entrem em contato para que eu possa criar um tópico sobre esse assunto.

Na janela de visualização do ILWIS temos uma imagem de satélite Landsat-5 RGB e um polígono regular que representa a região onde deseja-se aplicar o recorte:


Na Tabela de Atributos do shapefile estão as coordenadas que representam os cantos da feição. Esse polígono foi gerado por intermédio de um plugin muito interessante feito para o Quantum GIS que cria um retângulo envolvente sobre arquivos shapefile e imagens de satélite, gravando na tabela de atributos do shape os valores das coordenadas dos cantos. As colunas MinXY representam as coordenadas do canto inferior direito e as colunas MaxXY são as coordenadas do canto superior direito.


Na janela de principal do ILWIS, clique com o botão direito do mouse sobre o raster para selecionar a função Sub Map (você pode clicar sobre qualquer uma dessas imagens e a visualização será ampliada em outra aba):



A imagem abaixo fala por si: selecione o recorte por coordenadas e insira as coordenadas dos cantos de acordo com a sua preferência. Não esqueça de informar também o nome de saída do arquivo:



Se você receber um aviso de dependência, clique no botão OK (ainda não entendi bem isso):


Uma nova visualização irá exibir instantaneamente o recorte, ainda no formato nativo do ILWIS. Eu adicionei o vetor para constatar o resultado:


A partir de agora, basta exportar o arquivo para o formato TIFF conforme foi demonstrado em tutoriais anteriores. A janela Progress Manager vai trabalhar por um tempo, pois somente a partir de agora o recorte da imagem verdadeiramente será realizado. Aguarde o fim do processo.


E aqui termina mais um tutorial do ILWIS, um programa OPEN para PDI (Aqui entre nós: tutoriais sobre o ILWIS são raros de encontrar na praça). O único ponto negativo desse processo é que o ILWIS "bagunçou" um pouco a resolução espacial (tamanho do pixel) da imagem recortada, ou seja, atribuiu valores reais (30.0000456m) ao invés de inteiros (30m). Tenho certeza que será preciso descobrir a função do ILWIS que corresponde a Reamostragem (Resampling) de Pixels para corrigir esse probleminha antes de sair com o arquivo no formato TIFF.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO