sábado, 17 de abril de 2010

Coletânea de Tutoriais do Kosmo no Portal ClickGeo

O ano de 2010 está a pleno vapor e a agenda, lotada. Os dias tem sido corridos e os compromissos não param. Precisamos de um norte, um plano estratégico para manter o ritmo constante, atualizando o blog com material sugerido pela comunidade de Geoprocessamento. Demandas não faltam nesta área.

Ao falar do uso das Tecnologias Livres, nosso discurso procura ir além da ideologia conhecida ou da busca por inovação tecnológica; não propomos ruptura imediata ou revolução no mercado. Nossa maior preocupação é com a performance, a consolidação e a aceitação de uma determinada tecnologia por parte das pessoas que a utilizam. Não somos meros testadores de software,  embora esta etapa seja obrigatória para definir o potencial de uma determinada ferramenta, estabelecendo metas e melhorias.

Assim, quando há interação e relacionamento bilateral (homem/máquina, empresa/cliente, técnico/desenvolvedor, etc), nosso trabalho ganha fôlego e consegue almejar a direção correta, o norte necessário para nos guiar em busca de novos horizontes, mesmo que para isso seja necessário enfrentar novos desafios. Síntese e análise são duas etapas que fazem parte desse processo.

Na linha de frente estão iniciativas como o Portal ClickGeo, que trabalhou com empenho para produzir material introdutório sobre o Kosmo, um bom software livre.

Ao clicar no menu Tutoriais do site, você pode obter os seguintes tutoriais:

Alterar o Sistema de Referência Espacial do Kosmo 1.1
Conectar PostGis com o Kosmo 1.1
Conversão de Formato de Dados no Kosmo 1.1
Construindo Consultas no Kosmo 1.2
Explorando o Modificador de Estilos do Kosmo 1.1
Geração de Layer de Pontos No Kosmo 1.2 através de um Arquivo com Coordenadas
Gerar Buffer no Kosmo 1.1
Inserir registros em uma Tabela de Atributos usando o Kosmo 1.2
Recortar Plano de Informação Com o Kosmo 1.2

Vejam só: um dia desses produzi um vídeo sobre geração de um Buffer no Kosmo. Nem precisava. Fica provado que os blogueiros devem prestar atenção nas tendências. Sou a prova viva disso. Afinal, não há razão para produzir um material que já está pronto, não é verdade?

Além do Twitter, estou espalhando o conteúdo do blog para outras redes sociais. Creio que o conhecimento sobre Geoprocessamento na Web será consolidado em breve. É possível que um dia venha a surgir na rede uma biblioteca virtual que leva a assinatura de vários blogs linkados entre si e produzindo conteúdo. Futuramente, quem sabe... No momento, parece trabalho de formiguinha.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO