quinta-feira, 5 de maio de 2011

ArcGIS 10: Exportar Tabela de Atributos para o Excel



ArcGIS 10: Exportar Tabela de Atributos para o Excel

Este é o primeiro tutorial onde iremos demonstrar o uso de scripts externos na nova versão do ArcGIS. Agora é fácil exportar uma Tabela de Atributos de um arquivo shapefile do ArcMap para o Microsoft Excel. Siga os passos abaixo:

1) Faça o download e descompacte o arquivo que contém o script Additional Conversion - Generic Tools:



2) Com o ArcMap 10 aberto, o objetivo é adicionar uma nomenclatura para alguns campos na tabela de um shapefile de pontos. É importante inserir colunas XY na Tabela de Atributos antes de enviar essas  informações para o Excel pois será necessário retornar a informação modificada para o SIG.


3) Conforme foi mostrado no tutorial anterior, a Indexação é o método mais prático para localizar uma ferramenta. Esse recurso pode ser encontrado no menu Geoprocessing - Search For Tools:


4) Na janela Search, clique no botão Search/Index Tools:


5) Na guia Index, pressione o botão Add e aponte para a pasta onde o script está armazenado:


6) Se até aqui tudo correu bem, o ArcCatalog 10 será carregado automaticamente ao pressionar o botão OK. Clique na opção Table to Excel para executar o algoritmo:


7) Informe a geometria  e o local de armazenamento do arquivo. Obrigatoriamente, o formato de saída dos dados tabulares para o Excel é o formato de texto separado por vírgula (CSV):


Sem grandes dificuldades, o processo será finalizado:


Importando um arquivo de texto CSV para o Excel

Durante a importação para o Excel 2007/2010, é preciso clicar na opção Dados  - Obter Dados Externos  - De Texto para importar o documento separado por vírgulas (veja as imagens abaixo):




Durante a importação, formate as colunas XY para Texto:  


O passo final consiste em selecionar e substituir o separador de casas decimais de ponto (.) para vírgula (,) através do menu Substituir (CTRL+U). Com auxílio do menu Formatar Células (CTRL+1), modifique o formato das colunas para Número com exibição de três casas decimais:


Fim do tutorial. As colunas XY são a garantia de retorno dos dados editados em planilha para o aplicativo GIS.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO