quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Aquisição de ASTER via ERSDAC: Compra das Imagens



No tutorial anterior, expliquei sobre como analisar as cenas ASTER via GLOVIS. Agora vamos classificar as melhores cenas por GRANULE ID no portal ERSDAC.

Criando uma nova conta de usuário

Acesse o portal ERSDAC: http://imsweb.aster.ersdac.or.jp/ims/


Faça o cadastro clicando em USER REGISTRATION. Após receber o registro via e-mail, faça login clicando em USER CERTIFICATION. Somente usuários logados conseguem fazer upload do shapefile da área de interesse. Para iniciar a busca por imagens ASTER, clique em DPR.

Na guia DPR SEARCH, coloque o intervalo de tempo das cenas com boas condições de visibilidade que foram analisadas no GLOVIS. Especifique o nível de processamento desejado.



Clique na guia SEARCH AREA. Especifique o arquivo shapefile, faça o upload do shapefile para o site, depois clique no botão LOAD SHAPEFILE para carregá-lo no mapa. Ao terminar, clique em SEARCH EXEC.



Os resultados da busca foram enviados para o e-mail especificado na guia SEARCH AREA.



 Ao abrir o e-mail, você tem acesso aos arquivos shapefile do ASTER e os quickview em JPG. Carregue esses arquivos no ArcMap:



BUG do site: Por razões desconhecidas, os vetores gerados no ERSDAC  estão truncados, impossibilitando a visualização da tabela de atributos. A única solução que encontrei para reverter isso foi criar uma cópia no ArcCatalog, exportando o arqauivo para GeoDatabase (Single). Agora os dados da tabela de atributos podem ser visualizados. Georreferencie os quickviews ASTER de acordo com o GRANULE ID se necessário.



Copie todos os GRANULE ID de interesse ou exporte a tabela para o Excel através da extensão XTOOLS. Volte para a o site ERSDAC. Crie uma nova busca, agora por GRANULE ID. Cole todos os GRANULE ID de interesse conforme imagem abaixo:



Ao terminar, clique em SEARCH EXEC:



Esta é a tela que consolida a pesquisa por cenas ASTER. Você pode aqui analisar informações inseridas nos metadados da cena, suprimir uma cena e listar miniaturas. Para prosseguir com a compra das imagens, clique no botão PRODUCT ORDER.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO