sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Como gerar arquivos PRJ no gvSIG?








Gerar arquivos PRJ não uma exclusividade do SIG da ESRI, o ArcGIS.  Sabemos que este recurso ainda não está disponível nas versões atuais do gvSIG, mas existe outro método  desenvolvido para solucionar essa lacuna. Para relacionar uma projeção com um determinado arquivo shapefile, basta realizar o download da projeção desejada no site Spatial Reference:


Por exemplo, digamos que você deseja atribuir para um determinado arquivo a projeção GCS_WGS1984. Nesse site você pode realizar o download do arquivo PRJ pelo código. De posse desse arquivo, basta atribuir o mesmo nome do arquivo shapefile e a referência espacial será associada. Você pode, inclusive, criar uma pasta no HD com vários arquivos PRJ guardados para ocasiões especiais.

Nesse blog eu criei um tutorial ensinando como realizar a busca e o download dos arquivos PRJ no site Spatial Reference. Em outro tópico, publiquei uma entrada que explica como atribuir esse arquivo PRJ ao arquivo shapefile.

Trabalhar com arquivos PRJ no gvSIG, MapWindow, GPS TrackMaker ou qualquer outro aplicativo fora do universo ESRI tem sido a dúvida de muitas pessoas. Essa solução simples e acessível pode reduzir a zero esses questionamentos das pessoas.

Convertendo arquivos KML para SHP no gvSIG

Aprenda como converter arquivos kml para shp no gvSIG

Hoje é natal! O blog deseja Boas Festas e um Feliz 2010!
A dica natalina vai ajudar a orientar os usuários do gvSIG no processo de exportação um arquivo KML para Shapefile de forma fácil e eficiente. Antes de iniciar essa tarefa, precisamos realizar pequenas edições na versão do arquivo kml.

Tutorial Slow (para usuários iniciantes)
Clique aqui para fazer o download do tutorial

Tutorial Fast (para usuários intermédiários)
Abra o visualizador de texto padrão do seu computador e carregue o arquivo kml desejado:

Modifique a versão para 2.1 e faça uma cópia do arquivo:
<kml xmlns="http://earth.google.com/kml/2.1">
Carregue o dado no gvSIG selecionando o driver KML:

Exporte o KML para shapefile clicando no menu Capa > Exportar para > SHP.

Boas festas pessoal!!!

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO