quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ArcMap: Recursos de Edição - A Ferramenta Clip

Recursos para Edição de Feições: A Ferramenta Clip

Estamos retornando com a produção de tutoriais em PDF. O servidor free para hospedagem de imagens (Photobucket) está gritando por causa do alto volume de transferência de banda. Bom, de qualquer forma é legal armazenar  os posts em PDF pois facilita a impressão dos tutoriais.

Falando em tutoriais, este aqui faz parte de uma sequência de posts que estarei publicando sobre o ArcMap para auxiliar alguns usuários que não estão conseguindo dar passos mais largos no SIG. São tutoriais muito básicos, portanto, não desanime em relação à leitura desses últimos posts.

O objetivo é despertar o interesse do usuário iniciante em ArcGIS® com técnicas para elaborar recortes em arquivos shapefile com o uso da ferramenta Clip.

Para ilustrar o tutorial, fizemos uma pequena seleção de alguns municípios do estado de São Paulo e vamos enquadrar esses municípios selecionados nos limites de outro polígono. Utilizando esse segundo polígono como molde, vamos realizar um recorte sobre todos os municípios. O melhor método para executar essa operação é realizar esse recorte de polígonos através da ferramenta Clip.

Clique no link abaixo para baixar o tutorial:

ArcMap: Recursos para Edição de Feições - A Ferramenta Clip (8,6 MB)

Lançamento do gvSIG 1.10 RC1

Que tal atualizar a sua versão do gvSIG? Foi liberada a versão 1.10 RC1 em 06/10/2010 (First Release Candidate).

Clique aqui para acessar a página de download.

Fique atento: usuários do Windows XP possuem requisitos prévios e normas para instalação.

Na primeira oportunidade eu solto um passo a passo.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO