terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Composição RGB em Cor Verdadeira no HighView 2.5 GUI

Quando utilizamos as imagens LANDSAT ETM em nosso projetos, estamos acostumados a trabalhar com as imagens em Falsa Cor (RGB 7-4-2 ou 5-4-3). Então pergunto: quais seriam os resultados visuais de um produto LANDSAT gerado a partir de uma composição em Cores Verdadeiras (RGB 3-2-1)?


A empresa GeoSage desenvolveu o HighView, uma ferramenta criada excepcionalmente para processos de fusão e composição de imagens. Existem duas versões do programa: Versão 3.1 DOS (prompt de comando) e a Versão Trial 2.5 GUI (Interface Gráfica de Usuário). A versão 2.5 pode ser utilizada como uma versão para testes de fusão, onde diversas scanlines são adicionadas na imagem resultante, porém o módulo para composição RGB está funcionando 100% sem restrições. Nesses tempos em que surgem cada vez mais satélites de alta resolução, esse programa é uma boa opção para empresas que utilizam processos de Pan-Sharpening em imagens de satélite.

O HighView possui poderosos algoritmos capazes de gerar imagens com um aspecto visual diferente dos outros softwares para PDI. Fiz o teste abrindo o HighView 2.5 GUI e adicionando bandas de uma imagem LANDSAT. A interface é básica e o usuário deve escolher o sensor desejado através do menu Band Combination:


Em seguida é preciso adicionar as bandas em ordem decrescente. Em outras palavras, para uma composição LANDSAT RGB 7-4-2 deve-se adicionar as bandas na ordem 2-4-7 e uma imagem em falsa cor será criada. Nosso objetivo é gerar uma LANDSAT RGB 3-2-1.


O HighView gera por padrão uma imagem BMP, assim marque as opções de acordo com a imagem acima para gerar um arquivo GeoTIFF adicional e modificar parâmetros de realce para alcançar resultados satisfatórios.

Posso garantir que você nunca viu uma imagem LANDSAT de 30m com um aspecto visual próximo dos exemplos abaixo (direto do site do fabricante):

Vancouver Full scene
Image size 7596x7242 pixels, spatial resolution 30m, zip file size 14,048,031 bytes, format ECW. Image source: GeoGratis.
San Francisco Full scene
Image size 8627x7745 pixels, spatial resolution 28.5m, zip file size 22,214,372 bytes, format ECW. Image source: USGS GloVIS.

Pelo valor de U$ 600,00, você pode adquirir uma cópia do HighView Profissional e garantir um melhoria significativa nos seus trabalhos.

Conheça o programa Whitebox Geospatial Analysis Tools

O Departamento de Geografia da Universidade de Guelph (Canadá) possui um centro de pesquisas que desenvolve aplicativos voltados para estudos de eventos hidro-geomorfológicos (enchentes, estiagens, alterações na rede de drenagem, etc). O site da instituição disponibiliza para download dois aplicativos GIS open source que podem otimizar tarefas dos profissionais que atuam nessa área.

O primeiro aplicativo chama-se TAS (Terrain Analysis System)
http://www.uoguelph.ca/~hydrogeo/TAS/index.html

O projeto TAS encerrou as atividades de suporte ao aplicativo, porém é possível realizar o download do software no site de universidade. Em substituição ao TAS, foi desenvolvido o programa Whitebox:

Whitebox Geospatial Analysis Tools
http://www.uoguelph.ca/~hydrogeo/Whitebox/index.html

O programa Whitebox opera em ambiente Windows sob a plataforma .NET Framework 3.5. Esse SIG possui aproximadamente 200 algoritmos para análises em arquivos raster e seu funcionamento assemelha-se ao SAGA GIS. Além dos recursos nativos, o programa permite importar grids editados nos SIG's GRASS e ArcGIS.

Clique nos links abaixo para realizar o download dos tutoriais do Whitebox (em inglês):

Tutorial 1: Using Whitebox GAT
Tutorial 2: Digital elevation models and terrain analysis
Tutorial 3: Streams and watersheds
Tutorial 4: Creating custom Whitebox GAT tools

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO