domingo, 27 de dezembro de 2009

Como Gerar uma Composição Colorida RGB no gvSIG 1.9


Bem-vindo! A dica que reservei para hoje ensina como realizar uma composição colorida em arquivos raster no gvSIG 1.9. Estou desenvolvendo esse tutorial em ambiente Linux e tenho certeza que todos os passos podem ser reproduzidos no gvSIG 1.9 versão Windows com tranquilidade. Mãos à obra!

Obtendo a Extensão Teledetección

Para ter acesso à ferramentas de manipulação de arquivos raster, é necessário instalar um excelente complemento para o gvSIG 1.9 conhecido como Teledetección, que disponibiliza ferramentas para habilitar o usuário a manipular informações em arquivos raster.

O download dessa extensão para gvSIG 1.9 versão Linux/Windows encontra-se no seguinte endereço:

https://gvsig.org/web/projects/gvsig-desktop/devel/

Role a página até o final para encontrar a extensão Teledetección (2,7 MB). O Tutorial de instalação é idêntico à extensão Sextante, seja em ambiente Windows ou Linux. Se você é novo no gvSIG e deseja um passo-a-passo da instalação da extensão Teledetección, clique nesse link.

Preparando os dados

Após a instalação da extensão Teledetección, carregue as faixas em tons de cinza no gvSIG. Esse tutorial fez uso de imagens Landsat-5 na ordem [R-G-B] [3-4-2],  a mesma utilizada na  maioria da composição de imagens do satélite CBERS. Outras composições Landsat são bem-vindas, como 5-4-3 ou 7-4-2.

Com as imagens no mapa, clique com o botão direito do mouse sobre a banda 3 e selecione a opção Propriedades da Cobertura:

Clique no botão Adicionar e selecione as bandas 4 e 2 (uma por vez) em sequência. Ordene o seletor [R-G-B] de forma que a banda 3 esteja selecionada no canal R, a banda 4 no canal G e a última banda [2] em B. Ao organizar essa sequência, a imagem automaticamente assume um tom de verde, indicando a composição colorida no gvSIG:

Aplicando um Realce na imagem

Para melhorar a visibilidade do arquivo raster, clique na guia Realce na janela Propriedades da Cobertura. No campo Realce, marque as caixas de verificação Activate e Clipping Tail, deslizando o controle para o valor 2.0. Os realces são visualizados na imagem, que obteve uma melhora no aspecto visual:

Você também pode aplicar filtros que irão manipular o Brilho/Contraste do arquivo raster.

Salvando a Composição Colorida no Formato Tiff

Para salvar a composição RGB, clique com o botão direito do mouse sobre a banda 3 (a banda  que ficou  colorida) e selecione a opção Save As. Na janela seguinte, selecione um nome para o arquivo e mantenha a opção de geração de arquivo tfw se desejar.

Um processo de exportação será executado na sequência. Ao terminar, o programa solicita o carregamento do novo arquivo RGB no projeto do gvSIG:

Assim terminamos com o processo de geração de composição colorida no gvSIG.

Funções Adicionais da Extensão Teledetección

O usuário agora possui acesso a novas funções no gvSIG graças à instalação da extensão Teledetección. Para acessar as novas funcionalidades, clique no botão Raster Layer e alterne as opções para Raster Process:

As novas ferramentas de manipulação de arquivos raster são:

- Árvore de Decisão
- Mosaico
- Transformações
- Calculadora Raster
- Classificação
- Vetorização
- Filtros
- Reforço Radiométrico
- Fusão de Imagens

Eu falarei sobre cada uma delas em outra oportunidade. Fique à vontade para explorar os recursos e benefícios da extensão Teledetección no gvSIG 1.9.


ArcMap: Identificando Registros Duplicados na Tabela

Postei essa dica para um amigo na comunidade ArcGIS Brasil do Yahoo! Grupos. Será que pode ajudar alguém?

Existe uma ferramenta em VBA que localiza campos duplicados na Tabela de Atributos do ArcMap. Vale a pena consultar:

http://www.pierssen.com/arcgis/table.htm


- Após realizar o download, descompacte o arquivo.
- No ArcMap, inicie o VBA Editor e importe o arquivo FindDups.frm

INSTRUÇOES PARA CARREGAR O VBA EDITOR

Com o projeto aberto, clique no menu Tools > Macros > Visual Basic Editor

No menu File, clique em Import File.

Selecione a macro FindDups.frm e clique no botão Abrir.

Na pasta Forms, clique duas vezes no arquivo FindDups para abrir o formulário Select Duplicate Records. Execute a macro clicando no botão Run Macro.

Com a macro executada, o arquivo será aberto no projeto do ArcMap.

ENCONTRANDO CAMPOS COM VALORES DUPLICADOS
- Selecione o arquivo shapefile onde os registros duplicados estão armazenados;
- No meu arquivo de exemplo, o objetivo é localizar e selecionar por nome os municípios que se repetem na tabela. Então o critério da busca é por nome. Na janela da macro, cliquei no botão Get Field List . Todos os campos da tabela são exibidos. Selecionei a opção Nome.

- Agora chegou o momento de iniciar a busca pelo nome do município. Clique no botão Find Duplicates para iniciar o mecanismo de identificação de registros. Nessa pesquisa, a macro identificou e selecionou 4 registros repetidos:

Se o usuário habilitar o campo Select All na macro, todos os campos serão selecionados. Mantenha essa seleção habilitada se você precisa visualizar todos os campos. Com a verificação da caixa Select All, uma nova busca identificou oito campos repetidos no arquivo de exemplo.

Com os campos repetidos selecionados, você tem a liberdade para decidir se vai excluí-los, salvá-los em outra tabela separada ou atualizar os campos com novas informações. O critério de busca por nome é um critério fraco porque é comum ocorrerem repetições em nomes de municípios no Brasil. O que difere um município de outro é o seu geocódigo: se esse número repetir-se na tabela, então você pode excluir um dos registros com toda segurança porque há uma repetição.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO