sexta-feira, 6 de novembro de 2009

INPE assume a presidência do Committee on Earth Observation Satellites


 
O Brasil, representado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), presidirá em 2010 o Comitê de Satélites de Observação da Terra (CEOS, na sigla em inglês), que reúne 28 agências espaciais e 20 organizações nacionais e internacionais. Estabelecido em 1984, o CEOS é responsável pela coordenação global de programas espaciais civis e pelo intercâmbio de dados de satélites de observação da Terra em benefício da sociedade.

Como diretor do INPE, Gilberto Câmara foi anunciado oficialmente presidente do CEOS para 2010 no encerramento da 23ª Reunião Plenária do CEOS, realizada em Phuket, na Tailândia, entre 3 e 5 de novembro.

A presidência do CEOS reforça o reconhecimento mundial do Brasil como líder na disseminação do uso de dados de satélites, por ter sido o primeiro a adotar uma política de acesso livre, com o CBERS, em 2004.

O intercâmbio de dados de satélites proporcionado pelo CEOS une esforços e permite a obtenção de mais informações para o estudo do desmatamento, previsão de desastres naturais, conservação da biodiversidade, entre outras aplicações importantes no atual cenário de mudanças climáticas. Quanto mais dados e satélites disponíveis, melhor o gerenciamento dos recursos naturais de nosso planeta.

Visite o site CEOS

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO