segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Arquivos DBF versus Excel 2007: Solução via Access 2007



Muitas pessoas ficaram desapontadas com o pouco caso que o Excel 2007 fez para com os formatos de arquivo do antigo dBASE. Ao trabalhar com coordenadas na planilha do Excel, os usuários frequentemente exportam os dados da planilha do Excel para o formato dbf com o objetivo de importá-los no ArcMap.

Felizmente essa tarefa pode ser realizada através do Access 2007. Você cria um banco de dados em branco, importa a planilha para esse banco e depois exporta para o formato dBASE IV.



O tutorial com a descrição detalhada desse procedimento pode ser adquirido através desse link.

gvSIG: Conheça o poder dessa ferramenta GIS livre




 O software gvSIG é um software livre de SIG (Sistema de Informação Geográfica), de fonte aberta desenvolvido pela Conselleria d'Infraestructures i Transports (CIT) da Comunidade de Valência, com o apoio da União Europeia.

O gvSIG é distribuído sob a licença GNU GPL. Permite aceder a informação vectorial e matricial assim como a servidores de mapas que cumpram especificações do Open GIS Consortium. Esta é uma das principais características do gvSIG quando comparado com outros sistemas de informação geográfica, pois contém implementados serviços OGC: WMS (Web Map Service), WFS (Web Feature Service), WCS (Web Coverage Service), Serviço de Catálogo e Serviço de Nomenclatura.

fonte: Wikipédia



Link para Download do Programa

SEXTANTE

É uma extensão extremamente útil para o gvSIG. Clique aqui para fazer o download.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO