sexta-feira, 5 de novembro de 2010

[Vídeo] Aplicação de técnicas publicadas no blog - 1

Teoria e prática são pilares fundamentais para a consolidação do aprendizado. Estou recebendo uma procura significativa em relação aos aplicativos livres ILWIS, SPRING e gvSIG, assim decidi fazer um pausa nos tutoriais e gerar alguns vídeos para mostrar aos leitores os procedimentos destacados nos últimos posts.

Esse vídeo sobre o Quantum GIS ensina como localizar um município na tabela através dos poderosos mecanismos de consulta. O Brasil possui aproximadamente seis mil municípios: com a consulta, não é preciso rolar a base de dados do inicio ao fim em busca de uma string que representa o nome do município desejado.


Esse vídeo vai além do propósito de conhecer os recursos para realização de consultas no QGIS. Também é importante mencionar que o  acima pode ajudar usuários com dificuldades de aprendizado no SPRING. Veja os recursos mais importantes abordados:
  • Aprenda a localizar um dado na Tabela de Atributos através do atributo NOME;
  • Saiba como aplicar um Zoom sobre uma feição selecionada;
  • Aprenda também a salvar uma seleção como um novo arquivo shapefile;
  • Domine o conhecimento sobre Retângulo Envolvente (Extent, Bounding Box, Envelope).
Existe uma um frase que afirma o seguinte: "Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada". O "mal" nesse contexto são as dúvidas não esclarecidas e a desinformação. Fazemos a nossa parte para combater essas coisas.

Download dos Vídeos do Blog

Deseja baixar esse vídeo? Clique no link abaixo:

[Vídeo] Aplicação de técnicas publicadas no blog - 1 (16 MB)

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO