terça-feira, 3 de agosto de 2010

Quantum GIS: Importando Coordenadas XY para uma tabela


Saiba como Importar Coordenadas XY no Quantum GIS

Após publicar essa dica básica para o ArcMap, posso prosseguir com a publicação do tutorial para o Quantum GIS que aborda o mesmo tema. Não posso deixar essa oportunidade passar por nada desse mundo.

Gerar um arquivo DBF a partir de uma tabela de coordenadas é uma das tarefas mais comuns que se imagina. Agora pensem comigo: o que deve ser feito quando é necessário realizar a operação  inversa, ou seja, exportar os dados da tabela de atributos do shapefile para um editor de planilha eletrônica como o BrOffice Calc ou o MS Excel?

De antemão posso assegurar que, antes de tentar exportar a tabela, é necessário anexar coordenadas XY aos demais atributos. A grande preocupação não sobre o método empregado para exportar os dados, mas sim a sobre a forma de trazê-los de volta para o SIG.

A geometria de pontos é o tipo de feição mais indicado para adicionar coordenadas XY, pois é fácil gerar linhas ou polígonos a partir dos pontos.  Por exemplo, temos uma tabela de atributos do estado do Amapá e vamos adicionar coordenadas para todos os pontos no Quantum GIS.


Clique no menu Vetor - Ferramentas de Geometria - Exportar/Adicionar geometria de colunas:


Indique um local para salvar o arquivo e clique no botão OK:


Os campos XCOORD e YCOORD foram adicionados à tabela:


O objetivo do tutorial foi atingido. Algumas vezes precisamos modificar uma coluna com dados difíceis de editar no SIG. Essas informações podem ser facilmente editadas em planilha eletrônica como mostra a figura abaixo:


No exemplo acima, inseri um campo identificador e alterei as entradas XY COORD para LONG/LAT. Agora basta salvar o documento como CSV e utilizar o plugin Texto Delimitado para importar os dados.


Para saber mais sobre o plugin Texto Delimitado, leia esse post.



Nossa missão foi concluída com sucesso. Sinta-se à vontade para utilizar mais um poderoso recurso do SIG Livre Quantum GIS.

Quantum GIS: Adicionar Terceiro Grupo de Repósitórios

Direto do Fórum do Quantum GIS

Eu estava tão encantado com o repositório de plugins PYQGIS que resolvi publicar a dica no fórum oficial do QGIS para ajudar a divulgar a iniciativa.

Na intenção de ajudar, acabei recebendo ajuda, hehe! Veja abaixo:

Por Pvanb

You are right, a repository with many nice plugins. I am not sure you need to manually add the repository though. If I am not mistaken, the repository is part of the default 3rd party repositories.

Under the second tab in the QGIS Python Plugin Installer (repositories), select 'Add 3rd party repositories'. It will then load available 3rd party repositories, including the PYQGIS Contributed Repository.

O amigo Pvanb lembrou que existe o Terceiro Grupo de Repositórios aguardando ansiosamente para ser habilitado. Vamos lá!

Com o QGIS aberto, clique no menu Plugins - Buscar Plugins Python (no QGIS 1.5, esse menu foi modificado para "Complementos")

Clique no botão Adicionar Terceiro Grupo de Repositórios:


Você receberá uma janela de aviso:


Atenção e cautela em relação ao uso de plugins que não possuem suporte por parte dos desenvolvedores. Clique no botão OK.

Diversos repositórios serão adicionados no Quantum GIS...


..E mais uma vez novos plugins aguardam desesperadamente pela instalação:


Completando o post do amigo Pvanb:

Just make sure that on the 3rd tab (Options) under 'Allowed plugins' you select 'Show all plugins, except those marked as experimental' or 'Show all plugins, even those marked as experimental'

Ouviram o homem. Fujam de qualquer plugin marcado como 'experimental'. Clique na guia Opções e certifique-se que a segunda opção está ativa. Cautela e caudo de galinha não fazem mal a ninguém!


  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO