terça-feira, 15 de junho de 2010

Virtualizando aplicativos GIS através do GISVM


Ultimamente o mercado tem comercializado computadores por meio de promoções tentadoras e atraem clientes de todos os lados. Uma pessoa, ao desembolsar uma quantia média de R$ 1.800,00 pode adquirir um computador portátil de fazer inveja a qualquer marmanjo. São máquinas com boa capacidade de processamento e armazenamento de dados. Isso tem encorajado a migração das pessoas para um novo micro ao invés de recorrerem à conhecida upgrade dos componentes internos.

Para os que trabalham com Geoprocessamento e GIS, é necessário equipar o hardware da máquina a cada dois anos no mínimo para tentar - com poucas chances - acompanhar o progresso dos aplicativos. É uma barra, devo admitir. Para citar um exemplo, lembro que estava encantado com a performance do ArcGIS 9.1 em 2007. Em 2010, lá vamos nós tentar avaliar a versão 9.4 do programa que foi rebatizada para ArcGIS 10. É praticamente uma versão do ArcGIS por ano! Nesse ritmo, vamos chegar ao fim sem ao menos ter a chance de descobrir onde tudo isso vai dar.

Há algum tempo atrás surgiu a proposta de virtualização de Sistemas Operacionais. Num primeiro momento esse recurso foi útil para os profissionais da área de desenvolvimento de software. Atualmente, é uma oportunidade de "imortalizar" programas e Sistemas Operacionais que podem reduzir o apetite voraz dos aplicativos que consumimos quase que literalmente.

Abaixo temos uma imagem do meu computador, um exemplo prático de virtualização de software: O S.O. Windows está sendo executado virtualmente dentro do Linux, conhecido como HOST (clique para ampliar):


É importante lembrar que, com o avanço tecnológico, temos condições de processar à exaustão informações em dois, quatro ou mais núcleos a preços modestos. Com poderosas máquinas, podemos rodar simultaneamente dois ou mais Sistemas Operacionais no mesmo computador e tirar proveito disso. Uma iniciativa que utiliza recursos de virtualização de software voltada para a área de Geoprocessamento é conhecida com GISVM.

GISVM é uma máquina virtual que permite executar um Sistema Operacional dentro do seu computador (Windows, Linux, MAC, etc) através do aplicativo VMWare Player. Esse sistema permite executar grande parte dos aplicativos GIS que são notícia na blogosfera (PostgreSQL, PostGIS, GeoServer, Mapserver, FWTools, QGIS, GRASS, gvSIG, uDIG, Kosmo, SAGA GIS e OpenJump). Um computador com 4 GB RAM pode ceder 1 GB de RAM para a máquina virtual e obter um rendimento muito bom, permitindo que os GB restantes sejam gerenciados pelo sistema nativo.

Para conhecer o projeto e obter gratuitamente o download do GISVM, acesse esse link.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO