quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Baixe [finalmente] sua cópia do gvSIG 1.10 versão FINAL

Tivemos várias versões do gvSIG 1.10: Beta, OADE, RC1 e RC2. Para completar o ciclo, que tal visitar o site do desenvolvedor e baixar a versão 1.10 FINAL?

Muita gente não sabe que a versão estável já está disponível para download.


Eu até meia hora atrás estava utilizando a versão RC2 de 18/10/2010. Já me sinto desatualizado em relação ao mundo! E olha que essa informação já foi noticiada há séculos pelo blog iDEA Plus.

Quantum GIS 1.5: Modificar Colunas com Table Manager


Quando estou trabalhando com tabelas, sempre lembro do Quantum GIS quando surge a necessidade de modificar a ordem das colunas nos atributos de um arquivo shapefile. Parece desnecessário, mas não é. Na verdade esse recurso depende exclusivamente do excepcional plugin para o QGIS conhecido como Table Manager. Esse plugin faz parte do repósitório de plugins PYQGIS cujo acesso e instalação já foram demonstrados didaticamente em tópicos anteriores.

Não há nada melhor que um exemplo prático para convencer o amigo (a) leitor a instalar esse complemento no seu computador. Eis a questão: deseja-se mover a coluna ID criada recentemente para uma posição próxima ao índice espacial da tabela:


Vamos então acessar [dentre muitos] o plugin Table Manager:


Tudo o que tive que fazer é clicar no botão Move Up para posicionar a coluna mais à esquerda. Após finalizar as modificações, é preciso clicar no botão Save As. Também é bom lembrar que o plugin permite excluir uma coluna, renomear um campo, clonar, etc.


Procedimento "difícil" pacas, rs. Veja a nova tabela e compare os resultados:


Como eu sempre digo: no final, um SIG acaba complementando outros. Caso você saiba da existência de outro aplicativo GIS que execute função similar, envie uma mensagem para que eu possa espalhar essa informação nos quatro cantos da blogosfera.

gvSIG 1.10: Preenchimento Automático de Campo

Veja como é fácil criar um campo índice no gvSIG 1.10. Para visualizar as imagens do tutorial em maior escala, clique sobre elas. Mãos à obra!

1 - Crie um Projeto e adicione os vetores que fazem parte da sua região de estudo:


2 - Abra a Tabela de Atributos do arquivo shapefile que irá receber a coluna ID:


3 - Clique no título da Viewer (Vista) para selecioná-la e entre no Modo de Edição do gvSIG:


4 - Acesse o menu Window e localize a Tabela de Atributos aberta para torná-la ativa. Em seguida, clique no menu Tabela - Gerenciar Campos (Manage Fields). Clique no botão New Field e utilize os recursos do gvSIG para criar um campo ID do tipo Inteiro e com comprimento no valor 5. Pressione no botão Aceitar para finalizar essa etapa.


5 - De acordo com a imagem abaixo, o campo ID foi criado, mas ainda estamos com o Modo de Edição do programa habilitado:


6 - Finalize a edição vetorial acessando o menu Camada - Finalizar Edição. Clique em Yes para confirmar as modificações:


7 - A partir de agora, basta executar o Sextante para ter acesso ao algoritmo Autoincrement Value, localizado na categoria Tools for Vector Layers:


8 - Selecione o arquivo shapefile e o campo que será identificado como índice...


...E uma nova camada vetorial será criada com números sequenciais no atributo ID:


9 - Para subir ao podium com medalha de ouro, salve esse arquivo temporário no formato shapefile através do menu Camada - Exportar para - SHP:


Gostou do tutorial? Deixe um comentário!

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO