quarta-feira, 2 de março de 2011

gvSIG 1.10: Recorte de Imagem com a ferramenta Clipping


Recebi a seguinte dúvida através da Lista gvSIG Brazil:

Prezados,

Fiz o recorte de uma imagem jpg utilizando a ferramenta "Crop grid with polygon layer" do Sextante, mas a saída foi uma imagem tiff de uma banda monocromática, ou seja perdi as cores da imagem jpg. Alguém sabe se existe um maneira de cortar o jpg sem perder as cores? Atenciosamente, Miguel.

Para solucionar a dúvida do Miguel, vamos utilizar a ferramenta de recorte do gvSIG apropriada para realização de recortes regulares em arquivos raster. Para gerar um recorte irregular com base em arquivos shapefile, será necessário formatar os atributos de um shapefile para definí-lo como uma Região de Interesse e, de posse desses recursos, realizar o recorte.

Carregue as imagens que serão utlizadas no recorte:


Na barra de ferramentas que contém as tarefas do raster, selecione a função Export to Raster que se encontra na categoria Raster Layer (não me recordo se esse recurso está integrado no gvSIG 1.10, mas estou certo que a versão OADE contém essa ferramenta. Caso contrário, será necessário instalar a extensão Remote Sensing ou Teledetección - Link para download aqui e outro link aqui contendo um tutorial de instalação do Sextante para gvSIG 1.9 cuja instalação é idêntica).


Selecione a ferramenta Clipping:


Na janela Clipping, clique na ferramenta de seleção de imagem (A ferramenta Clipping também permite a submissão de uma ROI - Region of Interest):


Desenhe um retângulo sobre a área onde será realizado o recorte:


Diversas informações foram capturadas na janela Clipping, guia Coordenadas:


Na guia Spatial Resolution, informe ao software que o recorte deve ser realizado com base no tamanho do pixel (para obter essa informação, acesse as Propriedades do Raster):


Na guia Band Selection, mantenha as ordens das bandas da imagem:


Clique no botão Apply e aguarde o término do processo. Surgirá a seguinte janela:


Clique no botão Yes e o raster temporário será adicionado na Vista. Clique no botão Cancel para sair do módulo de Clipping:


Para salvar o arquivo definitivamente, clique na opção Save As - botão direito sobre a camada New_Layer_1:


Nas opções seguintes, certifique-se que a opção TFW esteja habilitada:


Clique no botão Save e aguarde o término do processo. Surgirá novamente a seguinte janela:


Enfim, chegamos ao fim do tutorial. O raster temporário New_Layer_1 pode ser removido da Vista a partir de agora:


  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO