quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Convertendo arquivos KML para SHP com o Global Mapper

O Extreme Tracking, o eterno sentinela do grande oráculo das pesquisas (Google, para os chegados), tem mostrado que boa parte das pessoas que  realizam pesquisas ainda estão com problemas para converter arquivos do formato KMZ/KML para Shapefile ou SHP (é preciso escrever assim no blog para redirecionar outras buscas até aqui).
Para os afortunados que possuem a licença do software da ESRI, o ArcMap 9.3 lê arquivos KML, dispensando a etapa de conversão. Outro método para converter arquivos de KML para SHP é utilizar o conversor online. Alguns amigos me alertaram que esse script online está cheio de bugs. Outro recurso extremamente operacional é utilizar o SIG gvSIG para realizar essa operação de conversão. A última opção conhecida para conversão de KML para shapefile é utilizar o excelente programa Global Mapper.
Com o Global Mapper aberto, clique no botão Open Your Own Data Files para carregar o arquivo:

O próximo passo é selecionar o formato desejado no campo específico:

Os arquivos vetoriais são carregados no projeto do Global Mapper:

Para exportar para shapefile, clique no menu File > Export Vector Data > Export Shapefile.
Você deve receber o aviso abaixo, mas não se preocupe: todos os arquivos KML provenientes do Google Earth estão na projeção GCS_WGS1984. Clique no botão OK para prosseguir com a exportação:

O campo AREAS representa polígonos, o campo LINES representa linhas e o campo POINTS representa  pontos. Indique AREAS e LINES se voce não tem certeza acerca do tipo de feição que deve ser exportada:

Sucesso! Carregue os dados no SIG de sua preferência. No exemplo, os dados são do tipo polígono:

O gvSIG 1.9 vem com a opção inovadora de exportar para SHP para KML. Vou  visitar alguns fóruns e blogs para descobrir se esse programa interpreta arquivos KML, pois assim fica fácil exportar qualquer vetor para o formato shapefile.

Exportar KML para SHP é mais uma dica do blog Processamento Digital. Que o mestre Google daqui por diante redirecione novos desafios a nível de usuário na área de Geoprocessamento, pois esse foi facilmente vencido!

gvSIG 1.9 Linux: Codificação Padrão do DBF

Ao carregar a Tabela de Atributos no gvSIG, percebi que os caracteres especiais não estavam sendo carregados corretamente:


No início pensei que fosse algo relativo ao idioma do programa. Alternei as opções de idioma entre Inglês, Português e Português Brasil. Nada. Ao acessar o menu Janela > Preferências, reparei numa opção chamada Default DBF Encoding, ou Codificação por Padrão de DBF.


O valor padrão é Cp850. Alterei para codificações conhecidas, como UTF-8, ISO-8859-7, Windows-1255, etc. Nenhuma dessas opções corrigiu o problema de visualização dos caracteres especiais na base de dados. Cada mudança na codificação necessita reiniciar o programa gvSIG.

Felizmente descobri a solução: a opção que ajustou o problema chama-se Cp1252, a segunda opção do menu. Problema resolvido.


Deixo registrada essa dica para ajudar o usuário que está enfrentando problemas  de exibição de caracteres especiais na base de dados do gvSIG para Linux.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO