terça-feira, 13 de abril de 2010

Kosmo 2.0 Tutoriais : Simbologia e Importar Arquivo DBF

Que tal iniciar a semana com uma dobradinha? Dois tutoriais do Kosmo 2.0 fazem parte do cardápio de hoje do blog Processamento Digital. São dois vídeos contendo dicas básicas para iniciantes em GIS: Como Modificar uma Simbologia de Ponto e Como Importar Arquivo DBF para o Projeto.

Kosmo 2.0: Modificar Simbologia de Ponto

O procedimento para modificar uma simbologia de linha ou polígono é muito simples: Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecionar a opção Simbologia - Modificar Estilo.

Para modificar uma simbologia de feições de pontos, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecione a opção Simbologia - Editor de Estilos Avançado.

Nessa opção você pode escolher cores e a forma de representação da feição.


Kosmo 2.0: Importar Arquivo DBF Para o Projeto

Um vídeo simples que descreve um método rápido para adicionar um arquivo DBF ao projeto do Kosmo.

As coordenadas XY de um determinado local podem ser exportadas para DBF através do BrOffice Calc ou Access 2007 e importadas para o Kosmo sem complicações. Em relação ao BrOffice e Excel, alguns SIG's permitem importar o conteúdo das planilhas para o formato CSV - saiba como clicando aqui.

Lembrando: o Microsoft Excel 2007 não exporta para o formato do antigo dBASE, portanto, salve as coordenadas como XLS e importe-as para o Access 2007. Em seguida, exporte a tabela de coordenadas para DBF (formato dBASE IV).


Deu água na boca mas não pode assistir? Clique aqui e aqui para fazer o download dos vídeos no formato AVI.

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail procdigital@gmail.com.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO