quarta-feira, 28 de julho de 2010

Exportar Feições Selecionadas usando o gvSIG


Como exportar um shape selecionado no gvSIG? Eu recebi essa pergunta interessante há algum tempo atrás e resolvi publicar a dica de hoje como resposta. Já faz algum tempo que não publico tutoriais para esse excelente programa.

Através de uma tabela de atributos de um arquivo shapefile que contém aproximadamente 6.000 polígonos representando os municípios do Brasil (clique para ampliar), queremos exportar apenas um único polígono selecionado e manter o nome que consta na tabela no arquivo de saída.


Podemos facilmente exportar as camadas selecionadas no gvSIG com base nos atributos da tabela.

Essa operação será realizada através do Sextante:


Clique na categoria Tools for Vector Layers e selecione o algoritmo Separate Entities:


A dica é simples: na tabela de atributos, o campo NOME corresponde aos nomes dos municípios. Vamos separar os polígonos selecionados com base no atributo NOME. Se você inserir um caractere como prefixo, esse caractere vai preceder o nome de saída do arquivo.


Ao invés de atribuir prefixos para os nomes, insira apenas a extensão do arquivo [.shp] e clique no botão OK. O Sextante irá transportar o os dados das células do campo NOME para o novo arquivo shapefile:


Até hoje não li o manual do gvSIG. Gosto da construção do conhecimento de forma gradual. Assim, vou dividindo o bolo em pequenas partes. A execução de tarefas simples como esta são responsáveis pela persistência em dominar a ferramenta. Testar softwares é um etapa do desenvolvimento que respeito muito. Posso assegurar que, quando terminar de criar o índice de tutoriais, vai faltar espaço para listar o material divulgado na Internet sobre o gvSIG.

Instalação do Quantum GIS + Plugin GRASS no Ubuntu 10.04


Postado no blog Geoprocessamento para Linux

Gostaria de publicar para fins de registro uma excelente dica que nosso amigo Esdras Andrade postou há algum tempo em seu blog Geoprocessamento para Linux.

Instale o Quantum GIS + Plugin GRASS no Ubuntu 10.04 LTS (Lucid Linx) sem complicações! As dicas que publiquei aqui no blog se aplicam a versões anteriores do Linux que utilizo (8.04 Hard Heron). Agora podemos  utilizar um método mais simples e completo com o bônus de acompanhar a evolução do software GIS.

Garanto que essa dica será muito bem-vinda nas novas versões do S.O. - em outubro seremos presenteados com a versão 10.10, embora o prazo para suporte na versão 10.04 seja um pouco mais longo.


Falando em blogs e blogueiros, ainda não consegui localizar uma abordagem sucinta sobre o Modo Layout no gvSIG, Kosmo, Quantum GIS ou outro SIG livre. Quem se habilita?

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO