quinta-feira, 22 de abril de 2010

QGIS vence na categoria Reprojeção de um Shapefile


Ontem precisei realizar uma tarefa simples: mudar a projeção de um arquivo shapefile. De cara, abri o gvSIG 1.9 e acessei o conjunto de ferramentas Sextante. No módulo Tools For Vector Layers, selecionei a projeção e o Datum e dei saída no arquivo. Criei outro projeto e, ao adicionar o polígono, a feição estava rotacionada 45º!

Não dei muita bola para isso. Carreguei o Kosmo 2.0 e acionei o Sextante novamente. Surge a surpresa: a versão do Sextante que vem embutida no Kosmo não possui o algoritmo para reprojetar o arquivo shapefile! Com a pouca paciência que me restava, tentei acionar o plugin do Kosmo que permite reprojetar arquivos shape. Não funcionou também.

Por fim, fechei todos os programas e executei o Quantum GIS. O programa reprojetou o shape sem demora, com direito a arquivos PRJ, on-the-fly e tudo mais. Por isso acabo de declarar uma verdade universal: o QGIS é o melhor software livre do momento para ser utilizado em tarefas de mudança de projeção em arquivos shapefile. Nem tente usar outro programa para isso: em sua simples versão 1.4, o programa prova para todos que pode resolver a parada com tranquilidade.

Peço perdão aos Kosmonautas e GVSIGmaníacos, mas o Quantum GIS é o melhor SIG livre para trabalhar com exportação e reprojeção de arquivos shapefile. Palavra de geoprocessador-escoteiro.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO