segunda-feira, 3 de maio de 2010

QGIS Plugin: Mesclar Feições com MergeShapes


O plugin MergeShapes permite mesclar feições presentes em um determinado diretório. Essa ferramenta executa exatamente o oposto da ferramenta Split Vector Layer.

Clique aqui para fazer download do plugin MergeShapes

Para instalá-lo, basta descompactar e copiar a pasta para um local específico estabelecendo certos cuidados que serão descritos a seguir.


Diretório de instalação dos Plugins no Quantum GIS


- Se você fez o download do Quantum GIS direto do site, o programa foi instalado na pasta

C:\Arquivos de programas\Quantum GIS Enceladus\

Assim, o local de instalação dos plugins é:

C:\Arquivos de programas\Quantum GIS Enceladus\python\plugins\

- Se você baixou e instalou o Quantum GIS direto do site OSGEO, o assistente indicou um local para instalação dos arquivos. Na minha máquina, o local da instalação padrão é D:\OSGeo4W\

Logo, o local dos plugins é este:

Para o Quantum GIS 1.0:

D:\OSGeo4W\apps\qgis\python\plugins

Para o Quantum GIS 1.4:

D:\OSGeo4W\apps\qgis-unstable\python\plugins



A Ferramenta MergeShapes


O funcionamento é muito simples: com as feições no projeto, clique na ferramenta MergeShapes:


Selecione o diretório onde estão os arquivos e o nome de saída do arquivo:


Pronto! O polígono final foi composto pelos três polígonos:


Na tabela, os atributos dos três arquivos shapefile:


ERDAS: Recuperando Informações Espaciais com Arquivo TFW


Bem vindo!

Essa é a segunda parte do tutorial de remoção de pixel zero no Photoshop e ajuste de projeção em imagem com auxílio de arquivos Worldfile. Criei esse tutorial com o objetivo de auxiliar no processo de manipulação de imagens de satélite. Não esqueça de salvar o arquivo Geotiff juntamente com o arquivo tfw.

Em algumas imagens de 8 bits, quando o usuário habilita no SIG a função que torna o background transparente, alguns buracos podem surgir em imagens individuais e até mesmo em mosaicos de imagens. Para minimizar esse transtorno, você pode substituir os pixels de valor zero através do Photoshop e recuperar as informações espaciais da imagem através do ERDAS. Com o arquivo Worldfile, você pode recuperar a posição espacial de qualquer arquivo raster.

Problema com a Reamostragem de Pixels no ArcMap

Evite utilizar a reamostragem de pixels em Convolução Cúbica no ArcMap. Diferente do ERDAS e ENVI, esse modo cria buracos em imagens de 8 Bits no software da ESRI, prejudicando a visualização dos dados. Mesmo com ausência de pixels valor zero na imagem, esse problema persiste um surgir. No ArcMap, utilize o modo Bilinear ou Vizinho mais Próximo (veja os exemplos abaixo):


Recuperando dados espaciais no ERDAS

Copie e cole o arquivo tfw da imagem original para a imagem que foi editada no Photoshop e armazenada  em outra pasta:


No ERDAS, adicione o arquivo clicando no botão Abrir. Será iniciado o processo de construção de pirâmides. Aguarde o término do processo. Clique no botão indicado na imagem abaixo para exibir as informações do arquivo:


O arquivo de exemplo é um recorte Landsat com resolução espacial de 14.25 metros. Essa é única informação relevante que está sendo exibida atualmente nas informações do arquivo. Para modificar a projeção clique no menu Edit > Change Map Model:


Selecione a projeção UTM e o sistema de unidade de saída em metros.


O próximo passo é atribuir um Datum. Clique no menu Edit > Add/Change Projection:


O Datum dessa imagem Landsat é WGS 1984, Fuso 21 S:


A última tarefa (e a mais demorada) é computar as estatísticas do raster. Clique no menu Edit > Compute Statistics:


Confirme a opção clicando em OK e aguarde:


As informações espaciais da imagem foram recuperadas com sucesso. Feche a janela de informações do raster, clique no botão Salvar e feche o arquivo.

Ocultando o Background no SIG

Ao abrir o raster no SIG, você pode ocultar o background zero da imagem sem preocupar-se com os zeros que existiam na área com dados.


Como disse anteriormente, esse é um método trabalhoso, mas foi um passo importante para o aprendizado. Será que algum dia conseguiremos construir um algoritmo que seja capaz de identificar e substituir o tom de cinza valor zero existente em cada banda da imagem de satélite?

Seguramente já deve existir algo do tipo no mercado. Apertar botões é coisa do passado, pois automatizar é a palavra do dia. Com esse tutorial, você foi capaz de conhecer melhor alguns recursos do Photoshop e do ERDAS.

Lembre-se: independente da aplicação ou produto, esse arquivo tfw é o cara. Salve sempre a imagem com esse sujeito. Ele pode salvar a sua vida algum dia e você vai agradecer.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO