sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ILWIS 3.7 Tutorial - Importar/Exportar Arquivos Raster

ILWIS Tutorial
ILWIS 3.7 Tutorial - Importar/Exportar Arquivos Raster

Os aplicativos GIS possuem uma boa recepção aqui no blog. Além destes, pretendo experimentar aplicativos desenvolvidos para o processamento de imagens. Para algumas empresas, os softwares que lideram o mercado nesse ramo são opções relevantes porque essas empresas contam com o suporte do fabricante.

Trabalhar com software livre é interessante para alguns órgãos governamentais, empresas e universidades por questões estratégicas. Seja como for, novas soluções sempre serão recebidas com alegria e  certamente vou reservar um espaço para divulgação e aprendizado - uma missão para os 300 de Esparta, pois é difícil encontrar tempo para isso hoje em dia.

O ILWIS é um aplicativo opensource que reúne alguns módulos voltados para manipulação de dados matriciais. Seu manual é um pouco confuso para o iniciante, mas não desanime. Vou publicar algumas dicas semelhantes aos primeiros passos que tradicionamente fazem parte da análise resumida dos novos SIG's.

Importando um Raster para o ILWIS

Com o ILWIS aberto, clique duas vezes sobre a unidade do disco rígido onde estão armazenadas as imagens. No campo Operation-Tree, selecione a opção Import/Export - Import General Raster:

Drivers do Disco Rígido

Na janela Import, marque a imagem desejada e selecione o formato Tagged Image File Format (TIFF). Em seguida, insira um nome para o arquivo e clique no botão OK:

Janela Import do ILWIS

A janela Progress Manager indica que um processo de importação/exportação está sendo executado. Aguarde.

Janela Progress Manager

Acesso ao Metadados da Imagem

O raster importado para o ILWIS estará disponível no diretório de origem. Você pode encontrar algumas informações interessantes ao clicar nas propriedades do arquivo:

Propriedades do Raster

A guia Raster Map exibe as informações contidas nos metadados da imagem, incluside as coordenadas dos quatro cantos. Além dessas informações, é possível construir pirâmides para facilitar a visualização do raster:

Metadados do arquivo raster

Visualizando Dados Importados

Para visualizar uma imagem, clique duas vezes sobre ela no diretório de origem. Uma janela de navegação será exibida na sequência:

Janela de Navegação do ILWIS
Exportando um Raster do ILWIS

Ao finalizar a manipulação sobre a imagem, acesse o campo Operation-Tree para selecionar a opção Export (veja a imagem abaixo):

Opção para Exportação de um raster do ILWIS

Na janela Export, indique o formato e o nome de saída do arquivo:

Finalizando o processo de exportação de um raster no ILWIS

Aqui termina o primeiro tutorial do ILWIS. Nos próximos posts, vamos conhecer outras funcionalidades do programa. Até la!

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO