terça-feira, 7 de setembro de 2010

ENVI: Fusão de Imagens

ENVI: Fusão de Imagens

O comandante-em-chefe do blog Geoprocessamento para Linux, Esdras Andrade, noticiou a descoberta do BEAM, um poderoso aplicativo livre para Processamento Digital de Imagens. Como não gosto de perder tempo, já fiz o download do software. Esdras lembrou que o poder de fogo do BEAM se compara ao notável ENVI, assim lanço um novo desafio: Vamos realizar uma fusão de imagens no ENVI e no BEAM e avaliar o desempenho de ambos os softwares. Para quem não sabe, o Esdras é um tipo de Houdini das Geotecnologias e adora desafios.

Sem chorumelas, que tal um tutorial do ENVI para animar o feriado?

Mas afinal de contas, o que é Fusão?

Fusão é o processo que une diversas faixas de um sensor remoto. Por exemplo, os satélites LANDSAT-5 e o RAPIDEYE são satélites multiespectrais, ou seja, as imagens inicialmente são disponibilizadas em tons de cinza e a composição dessas faixas resulta numa imagem colorida RGB. Outros satélites, como IKONOS-2 e WORLDVIEW-2, além das faixas coloridas, possuem uma banda pancromática de alta resolução que pode ser unida com outras faixas coloridas, inclusive de outros sensores. Nós chamamos esse processo de fusão da banda PAN com a MULT, mas na verdade esse processo chama-se PAN SHARPENING.

Fusão no ENVI

Para realizar a fusão entre a faixa pancromática e a multiespectral no ENVI, siga os passos abaixo.

1 - Carregue as imagens PAN e MULT no programa. Vou posicionar o cursor numa determinada posição para que você perceba a diferença entre as resoluções das imagens e o resultado do processo de Pan Sharpening:

PAN, MULT e PAN SHARPENING:

2 - Clique no menu Transform - Image Sharpening - PC Spectral Sharpening:

Menu que acessa o módulo de Fusão no ENVI

3 - Selecione a imagem de baixa resolução (imagem multispectral):

Selecione a imagem Multispectral

4 - Selecione a banda da imagem pancromática de alta resolução:

Selecione a banda da imagem pancromática

5 - Para o método de Reamostragem de Pixels (Resampling), selecione Convolução Cúbica (Cubic Convolution). Pelo amor de Deus, não selecione NEAREST NEIGHBOR aqui:

A reamostragem é Cubic Convolution!

6 - Clique no botão OK e aguarde o término do processo:

Processo no ENVI

7 - Carregue a imagem em um Novo Display. A imagem pancromática com alta resolução agora possui as cores da imagem multspectral:

Fusão ENVI

8 - A imagem parece um tanto opaca. Num lance de sorte, tente aplicar um Enhance - Linear na janela do Display para melhorar a equalização:

RESULTADO FINAL COM EQUALIZAÇÃO

Sucesso! Vamos aguardar o poder do software livre BEAM pela mão do Esdras!!!

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO