quinta-feira, 7 de outubro de 2010

[Vídeo] Removendo o Pixel Zero no Photoshop CS2

Os recursos empregados para remoção de pixels valor zero no Adobe Photoshop CS e CS2 são idênticos. Nas futuras versões, o método diferencia-se em algumas etapas, porém a lógica é a mesma. No vídeo abaixo, segue um breve descritivo do caminho traçado para selecionar e modificar a cor de todos os pixels valor zero numa imagem de satélite:


1 - Crie uma seleção em volta da imagem;
2 - Salve a seleção criada como arquivo;
3 - Selecione uma das bandas da imagem na janela "Canais";
4 - Carregue a seleção criada sobre a 1ª banda;
5 - Acesse a opção "Intervalo de Cores";
6 - Clique em qualquer cor que corresponda o valor #0;
7 - Modifique essa cor #0 selecionada, aplicando +2 de "Brilho";
8 - Cancele a seleção e passe para a próxima banda;
9 - Repita o procedimento em todas as demais bandas.

Após executar estes passos, salve a imagem como um novo arquivo. Se você não possui o plugin para Photoshop, será necessário  utilizar um software como ERDAS ou ENVI para recuperar as referências espaciais da imagem modificada.



Download dos Vídeos do Blog

Deseja baixar o vídeo do tutorial? Clique no link abaixo:

[Vídeo] Removendo o Pixel Zero no Photoshop CS2 (26 MB)

[Vídeo] Recuperando Projeções no ENVI


Este vídeo foi criado para demonstrar como é simples recuperar um sistema de coordenadas no ENVI. A aplicação dessa técnica é oportuna quando um usuário deseja manipular o raster em softwares que não reconhecem o formato GeoTIFF - o mais utilizado é o Adobe Photoshop.

Para clonar o header de uma imagem, basta criar um cópia do arquivo original e importar o header deste arquivo para o arquivo que foi trabalhado no Photoshop. O ENVI consegue aplicar a referência espacial de um arquivo para outro instantaneamente (a projeção é armazenada no arquivo externo .HDR).

Para finalizar o processo, salve o arquivo TIFF para que o ENVI armazene permanentemente as informações geográficas na imagem equalizada.


Ao manipular imagens no Photoshop, esse processo de recuperação de projeção torna-se totalmente dispensável quando o usuário utiliza o plugin Geographic Imager. Através desse software, as imagens não perdem sua referência espacial . É um boa alternativa adquirir uma licença de uso.



Download dos Vídeos do Blog

Deseja baixar o vídeo do tutorial? Clique no link abaixo:

[Vídeo] Recuperando Projeções no ENVI (5 MB)

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO