domingo, 4 de abril de 2010

QGIS Plugin: Composição Colorida RGB

QGIS Plugin: RGB Composition Plugin

Criador: Maurício de Paulo

http://www.qgis.org/en/download/plugins.html

Para obter o plugin, faça o download clicando nesse link. Descompacte o arquivo, copie e cole a pasta RGB no seguinte diretório:
Inicie o Quantum GIS e clique no menu Plugins > Buscar Plugins Python:
O plugin RGB Composition Plugin vai estar instalado, como pode ser visto na imagem abaixo:
Para ativá-lo, clique no menu Plugins > Gerenciar Plugins. Selecione o plugin RGB Composition Plugin e clique no botão OK:
Gerando uma Composição Colorida RGB no QGIS

Carregue o raster no projeto. clique no menu Camada >Add RGB Composition:
Ordene as faixas de acordo com a combinação de bandas de seu interesse (o satélite LANDSAT funciona bem com com as combinações 5-4-3 ou 7-4-2):
Por alguma razão, o processo não computa as estatísticas na imagem resultante, deixando a imagem visualmente com um tom bizarro (clique para ampliar). Veja abaixo.Vamos arrumar?
Computando Estatísticas no Quantum GIS

Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem para acessar suas propriedades. No campo Simbologia, no índice Desvio Padrão, atribua o valor 2. No campo Melhorar Contraste, selecione a opção Extender para Min/Max. Clique no botão Aplicar e as Estatísticas serão computadas. Aguarde.
O resultado das cores ficou bom, mas o fundo continua azulado. Vamos ocultar essa área NoData.
Ocultando o Background #0 dos arquivos raster

Para eliminar visualmente a área NoData, clique nas propriedades da camada, opção Transparência. No campo Sem Valores de Dados, insira o valor 0:
O plano de fundo foi retirado (clique na imagem para ampliar):
OBSERVAÇÕES ACERCA DO PROCESSO DE COMPOSIÇÃO RGB NO QGIS

Até o momento, não consegui encontrar a opção para exportar definitivamente a imagem em RGB. Na verdade, se o arquivo RGB foi retirado do projeto e adicionado novamente, será necessário computar as estatísticas.O arquivo RGB armazenado em disco não ultrapassa a casa dos 3 KB, como se fosse um link para o software. Estarei postando essa dúvida no Fórum do Quantum GIS.

Compreendo que o Quantum GIS está em sua versão 1.4. Podemos cobrar melhorias, mas devemos aguardar o trabalho dos desenvolvedores, pois não é fácil.

Outro grande recurso para gerar uma Composição Colorida RGB é utilizar o plugin  que integra o SIG GRASS ao Quantum GIS. Maiores informações estão publicadas nessa postagem.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO