segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

GPS TrackMaker e os Arquivos PRJ


Utilizei o site Spatial Reference para ajustar a projeção dos aquivos shapefile exportados do programa GPS TrackMaker e funcionou perfeitamente.

Todos os preparativos que precediam a exportação dos dados para o formato shapefile foram realizados:

Inicialmente, os arquivos exportados do programa foram esses:

WayPoint.dbf
WayPoint.shp
WayPoint.shx

Como de costume, os dados adicionados no ArcMap estavam com projeção indefinida:

Utilizei a dica postada nesse blog para adaptar a projeção aos arquivos. O GPS TrackMaker deu saída nos dados em GCS_WGS_1984 (A referência para download no site é: EPSG 4326).

Com a cópia do arquivo 4326.prj em mãos, alterei o nome para WayPoint.prj. A configuração dos arquivos ficou nesse cenário:

WayPoint.dbf
WayPoint.prj
WayPoint.shp
WayPoint.shx

A nefasta mensagem foi lançada no mar do esquecimento! Anote cuidadosamente essa dica, pois será útil mais tarde.

Gerenciando conteúdo do blog através do FeedBurner


Ultimamente tenho elaborado posts acerca de publicação de conteúdo na Web e tráfego de informações na rede. Esse é um assunto de extrema importância, pois o conteúdo na rede tem se diversificado e a cada dia surgem mais e mais sites e blogs na Internet. A liberdade da Web proporciona qualquer pessoa utilizar a grande rede para tornar público assuntos de seu interesse e estabelecer relacionamentos com outras pessoas.

Pois bem. Digamos que você criou um novo blog e agora precisa convidar as pessoas para assinarem o seu feed. Tarefa fácil: basta divulgar um link feed e as pessoas vão assinando. O serviço FeedBurner é uma ferramenta online que possibilita a criação desse link feed e gerencia todo o tráfego de informações que são publicadas no seu blog. Além disso, o serviço fornece estatísticas sobre os posts mais visitados,  a quantidades de cliques e o total de pessoas inscritas, entre outras facilidades.

Acesse o site do FeedBurner com sua conta Google:

O FeedBurner possui uma interface extremamente básica, mas não desanime. Mesmo em inglês, é fácil utilizar o serviço. Copie e cole o link do seu novo blog no campo indicado abaixo e clique em Next:

Na tela seguinte, o FeedBurner permite escolher a tecnologia. Selecione RSS e clique em Next.

O link do feed RSS foi criado na etapa anterior. Nessa nova etapa, o FeedBurner solicita sua permissão para gerenciar todo o tráfego de informações que são publicadas no site/blog. Para permitir o serviço FeedBurner, você deve atribuir um endereço para o feed, conforme indicado na imagem abaixo:

Clique em Next e seu link feed será criado! Esse é o link que você deve disponibilizar no seu site/blog com  um banner convidativo, do tipo "Assine o Feed RSS".
 
Ao visitar o seu blog e avistar esse banner, as pessoas já entendem do que se trata: quando um usuário clica nesse link, automaticamente o leitor de feeds em seu computador solicita a inclusão desse feed na listagem  existente.O leitor de feeds que utilizo é o Google Reader, pois é online e posso ler as notícias de onde estiver.

Ainda existe um passo adicional. Clique no botão Next  para mais opções ou clique no botão Skip directly to feed management para retornar a tela My Feeds do FeedBurner.

A tela inicial mostra seus feeds registrados e a quantidade de inscrições:


Algumas opções que auxiliam na organização de conteúdo:

- Criar uma conta Google ou utilizar conta Gmail (para Blogger)
- Criar um blog no Blogger ou WordPress;
- Definir o Mozilla Firefox ou Google Reader como leitor de feeds;
- Criar um link Feed através do FeedBurner;
- Alimentar o Twitter com posts do blog através serviço TwitterFeed.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO