sábado, 8 de maio de 2010

Georreferenciamento de um Raster no GRASS 6.4


Vou utilizar o georreferenciamento apenas para o Sistema de Coordenadas Planas, pois o GRASS apresenta um bug ao importar um raster sem projeção para o Location em Lat/Long.

Crie um novo Location e utilize a opção "Ler projeção e datum de um arquivo georreferenciado" para que o GRASS aproveite a projeção/datum dos pontos. Crie um novo Mapset e importe a base vetorial para o GRASS. A carta do IBGE que utilizei no exemplo possui 187 pontos. Obviamente não vou utilizar todos:


Importe o arquivo raster para o GRASS. Para inserir arquivos raster que não possuem referência espacial, marque o campo Sobrescrever Projeção na guia Opcional para que o GRASS utilize a projeção do Location criado.


Agora vamos criar um Grupo. Na janela Layer Manager, clique no menu Imagens - Criar Imagens e Grupos - Criar/Editar Grupo:


Crie um nome para o grupo. Na guia Opcional, aponte para o raster que deve ser inserido no grupo e clique no botão Executar:


Tudo pronto para iniciar o módulo de georreferenciamento. Clique no menu Arquivo - Georrectificar. Ao inserir o Location e o Mapset, clique no botão Próximo


O programa automaticamente irá selecionar o grupo criado. Insira um sufixo para o arquivo e clique no botão Próximo:


Selecione o raster que será georreferenciado e clique no botão Concluir. Seu monitor será tomado por várias janelas. O raster e vetor são exibidos em duas janelas. A outra janela exibe os pontos de controle. Tente organizá-las da melhor forma possível:


Para coletar um ponto na imagem, é preciso clicar na tabela para ativá-lo:


Depois, basta clicar na coordenada da imagem...


... E finalmente clicar no Display que contém a base vetorial:


Para refinar um ponto, clique duas vezes sobre ele na tabela de pontos de controle:


Você pode adicionar Pontos de Controle clicando no botão Adicionar Novo GCP:


Ao terminar de ajustar o RMS, clique no botão Georrectificar. O raster georreferenciado vai estar na relação de arquivos do Mapset:


Ao terminar, exporte o arquivo nativo do GRASS para Tiff com direito a Tfw. Posso assegurar que foi mais fácil georreferenciar este raster no GRASS do que no SPRING.

Um grande abraço e bom final de semana!

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO