quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Editando uma Topologia de Mapa no ArcMap

Quando trabalhamos com uma base cartográfica vetorial e desejamos ajustar feições cujos limites coincidem, a forma mais recomendada é trabalhar com a Topologia de Mapa, função presente na Barra de Ferramentas Topologia do ArcMap.

Qual o propósito da utilização da Topologia de Mapa?

Toda vez que o usuário utiliza a ferramenta Edit Tool no Modo de Edição, ele pode correr sérios riscos de cometer inúmeros erros topológicos, movendo o vetor e prejudicando a qualidade do produto final.

Para ajustar limites de feições, utilize a tarefa Remodelar Borda (Reshape Edge), que  será aplicada no ajuste de limites municipais do arquivo de exemplo. Repare que, ao tentar mover o limite, apenas o vértice de um dos polígonos executa a função de deslocamento:


Essa não é a forma correta de trabalhar nos limites de feições!

Acessando as Ferramentas de Topologia

- Entre no Modo de Edição;
- No menu Editor, na barra de ferramentas Editor, clique em More Editing Tools > Topology
- Na Barra de Ferramentas Topology , clique na ferramenta Map Topology para selecionar o polígono de interesse. Finalize essa opção clicando em OK.


Selecione a ferramenta Topology Edit Tool e clique no limite das feições. Um rápido processo é executado, permitindo ajustar a topologia do arquivo shapefile.

Na barra de ferramentas Editor, certifique-se que a tarefa (Task) Remodelar Borda (Reshape Edge) está selecionada. Selecione a Ferramenta de Desenho (Sketch Tool) e trace um polígono na região onde o ajuste topológico é necessário. Quando terminar, pressione F2 para finalizar o desenho.

As modificações nas feições foram realizadas com sucesso.

Para visualizar todo o processo descrito acima em vídeo, acesse esse link e faça o download do vídeo. Nos próximos tópicos, vou abordar outras formas de trabalhar com dados topológicos. A Universidade Federal do Espírito Santo disponibilizou uma apostila de ArcGIS muito útil que aborda esse tema. Faça o download da apostila da UFES clicando aqui.


Remodelagem de Feições no ArcMap

O presente tutorial tem por objetivo analisar o ajuste de feições através da Remodelagem de Feições (Reshape Feature) no Modo de Edição, de modo a obter o seguinte resultado:


Visualize o vídeo postado no Youtube ou faça o download no 4Shared caso seu computador não permita a exibição de vídeos online - entendo que, para não diminuir a produtividade, o bom senso de algumas empresas restringe o acesso a sites com conteúdo inapropriado para o horário do expediente).


  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO