terça-feira, 20 de abril de 2010

Ferramentas de Edição Avançada no ArcMap

Olá amigos!

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos pelos elogios que recebo diariamente através de e-mails. Muito obrigado a todos. Quero me esforçar ao máximo para fazer deste espaço o ponto inicial para todas as pessoas que buscam conhecimento acerca das ferramentas de geoprocessamento. Somos parte de um todo trabalhando em prol de todos. Cada post, cada minuto aqui no blog traz gratificação e alegria para quem escreve e para quem lê.

Hoje vou publicar em vídeo rápidas análises sobre as Ferramentas de Edição Avançada no ArcMap. É preciso habilitar o Modo de Edição e a barra de ferramentas Advanced Editing para ter acesso a todas as ferramentas que serão publicadas aqui. Tenho certeza que essa dica vai ajudar os profissionais iniciantes no ArcGIS. Por causa dos vídeos, o post vai ficar um pouco longo. Não desanime!


A ferramenta Copy Feature

Essa ferramenta encontra-se na barra de ferramentas Advanced Editing. No Modo de Edição, clique nessa ferramenta para clonar uma feição. Você também pode desenhar uma cópia da feição selecionada em menor proporção.

Com a ferramenta selecionada, basta arrastar sobre o mapa e o novo polígono será criado.

A ferramenta Fillet

A ferramenta Fillet é muito importante, pois permite arredondar os cantos das feições. Muito utilizada durante o processo de vetorização de estradas e rodovias. Quando dois segmentos de reta formam uma quina, utilize essa ferramenta para arredondá-los.

A ferramenta Extend

Utilize essa ferramenta para estender uma linha até um determinado local na mesma feição. Também é muito utilizada nos trabalhos de desenho.

A ferramenta Trim

No dia-a-dia, essa curiosa ferramenta é pouco utilizada. Sua função é eliminar parte das linhas que se cruzam, formando um "T". Talvez as pessoas especializadas em desenho sejam capazes de explorar ao máximo este recurso.

A ferramenta Intersect

Pouco utilizada nas tarefas de edição. Permite quebrar linhas através de intersecções.

A ferramenta Explode

A ferramenta Explode Uma ferramenta valiosa e muito utilizada. Use-a para quebrar feições multipart.

A ferramenta Generalize

Ferramenta muito útil! Use-a para tornar feições com elementos complexos em elementos simplificados. Há situações em que o objetivo é reduzir milhares de vértices de um determinado polígono e não existe outra ferramenta capaz de executar esse processo de forma automática. Por alguma razão pouco explicada, a ferramenta Generalize não funciona se o Dataframe estiver ajustado no Sistema de Coordenadas Geográficas. Sempre modifique a projeção para UTM ao trabalhar com essa ferramenta.

A ferramenta Smooth

Essa ferramenta executa o inverso da ferramenta Generalize. Permite suavizar linhas e polígonos. Distribui centenas de vértices na suavização. Na Cartografia, há pouquíssimo uso para essa ferramenta.

Ferramentas Retangle Tool e Circle Tool

Nenhum mistério acerca do propósito dessas ferramentas: use-as para criar polígonos regulares.

A ferramenta Split

Ausente na barra de ferramentas Advanced Editing, a ferramenta Split Tool é tão útil que foi inclusa na barra de ferramentas Editor. Use essa ferramenta para partir feições (somente feições de linha).

Personalize o ArcMap

Qualquer ferramenta pode ser personalizada no ArcMap. Você pode criar sua própria barra de ferramentas com seus comandos preferidos. Existem outras ferramentas de edição avançada adormecidas no interior das opções de comandos. Que tal descobrir?

Nosso site mudou para www.processamentodigital.com.br. Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO