domingo, 8 de agosto de 2010

QGIS: Dica para preencher polígonos vazios - função Difference


Recebi uma dúvida via e-mail. O Thiago propõe uma questão interessante:

(...)"No lugar onde estariam os rios está um "vazio". É como se o shape estivesse "dividido em dois". Eu gostaria que esse vazio fosse transformado em polígonos."


O exemplo acima demonstra que as geometrias de polígono estão corretamente fechadas. O problema é que o curso d'água não foi agregado junto com as demais camadas durante o processo de união. Resultado: os polígonos parecem separados pela falta do rio. O melhor que posso fazer para ajudar o Thiago é utilizar a função DIFFERENCE para tentar criar um novo rio naquela região.

O procedimento é simples de aplicar e a maioria dos SIG's possui esse algoritmo Difference (ArcGIS, gvSIG, Quantum GIS, etc). Aproveitando que estou abrindo o baú do gvSIG essa semana, veja a técnica aplicada para uma feição com um problema semelhante:

gvSIG 1.9: Operações entre Polígonos - Função Difference

A dica será publicada no Quantum GIS, mas a lógica certamente pode ser aplicada nos SIG's que citei acima. Basta seguir os passos indicados. Como bônus, é quase certo que vou publicar essa dica para o ArcMap.

Executando a função Difference no Quantum GIS

PRIMEIRO PASSO: Backup de todas as camadas de origem.

SEGUNDO PASSO: Selecionar e Mesclar todo o conteúdo da camada em um único shapefile. Para mesclar feições selecionadas no Quantum GIS, leia o tutorial publicado pelo eterno sentinela das Geotecnologias, Esdras Andrade, do Geoprocessamento para Linux.


TERCEIRO PASSO: criar um novo polígono Difference com um buffer sobre a camada mesclada.


QUARTO PASSO: acesse a função Difference no SIG de sua preferência. No Quantum GIS, veja o exemplo:



O resultado da operação é este:


QUINTO E ÚLTIMO PASSO: recorte a área excedente da camada. Para recortar feições no ArcMap, leia esse tutorial que mostra a ferramenta Cut Polygon Features em ação. No Quantum GIS, use a ferramenta para Dividir Feições:


Para excluir uma parte recortada, selecione-a e use a ferramenta Excluir Seleção:


Resultado  Final:


Tudo que o Thiago precisa fazer a partir de agora é anexar o rio criado às demais camadas do shape original.

Nosso site mudou para www.processamentodigital.com.br. Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO