[Geoprocessamento para Linux] Modo Layout nos SIG's Kosmo 2.0, gvSIG 1.9 e Quantum GIS 1.5
Eu poderia destacar inúmeras vantagens que uma alternativa GIS livre pode oferecer, mas tenho certeza que você já possui boas referências acerca desse assunto. Pense comigo: que destino teria um SIG livre caso não existissem pessoas dispostas a renunciar horas, dias e meses do seu precioso tempo com a finalidade de desenvolver e aprimorar tais iniciativas? Sou um observador do processo e, acompanhando a veloz evolução desses aplicativos, posso assegurar que os softwares livres serão boas referências no mercado de GIS em pouco tempo graças ao empenho e dedicação destes incansáveis colaboradores.
Tutoriais: O "outro lado" dos Manuais de Usuário
Falando em colaboradores intrépidos, o blogueiro Esdras Andrade (Geoprocessamento para Linux) dedicou um fim de semana inteiro para elaborar tutoriais muito explicativos sobre três aplicativos GIS da atualidade: Kosmo, gvSIG e Quantum GIS. Como o tempo voa, há situações em que fica difícil acessar num primeiro momento a documentação oficial do software e ali encontrar a informação desejada.
Para solucionar eventuais dúvidas, surgem tutoriais específicos na Internet que demonstram o "caminho das pedras", facilitando a vida do usuário final e posicionando-o a caminho do pleno conhecimento da ferramenta. É notório que esses tutoriais atuam como linha auxiliar do insumo presente no manual de instruções do SIG sem inviabilizar o mesmo.
Avalie o Modo Layout nos SIG's Kosmo 2.0, gvSIG 1.9 e Quantum GIS 1.5
Os tutoriais produzidos pelo blog do Esdras apresentaram com muita propriedade os pós e contras que os jovens aplicativos GIS citados acima desempenharam quando é necessário executar uma tarefa muito importante: a Plotagem das Informações Geográficas ou Modo Layout, termo extremamente difundido por usuários GIS.
Pronto para o desafio? Vale a pena conferir.
Modo layout no Kosmo 2.0
Modo Layout no gvSIG 1.9
Modo layout no QGIS 1.5
Nosso site mudou para www.processamentodigital.com.br. Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos
por email. |