Entendendo alguns recursos do Facebook
Quem não fez parte de um rede social até hoje pode se surpreender com a grande variedade de serviços disponíveis na Internet. Uma das redes sociais preferidas pelos internautas é o Facebook. O projeto é rubusto e possui uma gama de aplicativos, jogos e recursos de integração com plataformas como o Youtube, Blogger, RSS, etc.
Uma coisa difícil de entender no Facebook é... O Facebook! Existe um diferença abissal entre criar uma página no Facebook e criar um grupo no Facebook. Vou explicar melhor esse dilema mais abaixo.
Para consultar uma página informativa no Facebook, acesse esse link:
http://www.facebook.com/pages/
Para consultar um grupo no Facebook, acesse esse link:
http://www.facebook.com/groups.php
Uma página é um lugar no Facebook onde você pode publicar informações sobre o seu negócio, trabalho acadêmico, bio, etc. Não há interação entre os usuários do Facebook que assinalaram com um "gostar" numa determinada página.
Um grupo do Facebook é um local onde você pode publicar entradas e interagir com usuários, postar vídeos e fotos de forma análoga ao Orkut.
Agora que já estabelecemos a diferença entre um e outro, vou postar abaixo um exemplo prático:
Um rápido atalho para localizar qualquer informação rapidamente no Facebook é digitar o texto na caixa próximo ao logo. Os resultados do filtro surgem instantaneamente. Por exemplo, quero pesquisar sobre Geoprocessamento no Facebook. O resultado será este:
A ocorrência mais relevante sobre Geoprocessamento remete para uma página no estilo Wikipédia (clique para ampliar):
Dependendo da informação consultada, o resultado pode ser uma página, um grupo, usuários, etc.
Para o exemplo de grupo, gostaria de aproveitar a oportunidade para divulgar o grupo Kosmo Brasil que criei para que possamos compartilhar informações sobre o SIG Kosmo. A Info do grupo foi retirada do site ClickGeo, do Anderson Medeiros. Está aberto o convite para que todos participem. basta digitar Kosmo na caixa de pesquisa próxima ao logo.
Outros grupos podem ser criados, com ArcGIS, Linux, GISVM, Quantum GIS, etc. Sintam-se à vontade para criar grupos sobre SIG e me convidem para fazer parte!
Nosso site mudou para www.processamentodigital.com.br. Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos
por email. |